Você sabe quais índices medir na sua propriedade?

A gestão de índices zootécnicos é de suma importância nas fazendas leiteiras, visto que auxiliam no controle de dados e na rentabilidade da propriedade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Nosso terceiro encontro do MilkPoint Experts: Feras da Gestão, que ocorreu hoje (14/05) com oferecimento da Zoetis foi uma verdadeira imersão em índices zootécnicos, rentabilidade e pecuária 4.0. Neste terceiro dia, o evento contou com 1262 inscritos, sendo 44% produtores de leite e 31% técnicos.

Continua depois da publicidade

Iniciamos nossa manhã de discussões com o João Costa, Professor na University of Kentucky dos Estados Unidos abordando os índices zootécnicos no mundo 4.0 e inserção de novas tecnologias na pecuária leiteira. O professor ressaltou que “a produção de leite está passando por uma transformação de dados analógicos para dados digitais.” Para ele “o fator humano acaba sendo o calcanhar de Aquiles da tecnologia.”

João destacou a importância de uma rotina de monitoramento e gerenciamento dos dados dos índices zootécnicos, como escore de condição corporal, estresse térmico, entre outros. Deste modo, para o professor, a gestão 4.0 pode ser representada por uma pirâmide composta pelos níveis operacional, tático e estratégico.

Ainda na perspectiva da pecuária 4.0, Armando Rabbers, Produtor de Leite em Castro/PR, abordou os índices zootécnicos na ordenha robótica. Vale destacar que, a propriedade leiteira do Rabbers foi a primeira na América do Sul a utilizar esta tecnologia. “O sistema robótico tem a vantagem de retirar por quarto mamário separado, conforme o fluxo”, salientou Rabbers. “O que eu prezo muito na ordenha robótica é o bem-estar, talvez todos os sistemas tenham que prezar isto”, pontuou.

Marcelo Branquinho da Fazenda Cobiça, décima colocada do Top 100 2021 do MilkPoint, também comentou sobre a gestão dos índices zootécnicos nas propriedades leiteiras. Para o produtor, o gerenciamento dos índices de nutrição e reprodução é fundamental, “são dois setores muito importantes dentro da fazenda.” Marcelo ainda reforçou que as estratégias devem ser planejadas a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Para finalizar, com uma visão voltada em investimentos em genética, contamos com a palestrado Daniel Biluca, Zootecnista e Gerente de Produto da Zoetis. Biluca destacou que nos investimentos em genética “para cada um real investido em genética, projeta-se um lucro de oito reais.”

Na próxima sexta-feira (21/05), realizaremos nosso quarto encontro, no qual serão abordados a organização de processos e funções nas propriedades leiteiras. Vale ressaltar que ainda dá tempo de se inscrever e, como todo o conteúdo fica gravado e disponível por até 30 dias após o evento, você não perde nada. Entre no site, confira a programação e inscreva-se. Vamos juntos mudar o perfil da produção de leite no Brasil.

Figura 1

*Fonte da foto do artigo: Freepik

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?