ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vendas de máquinas disparam no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

As vendas de máquinas agrícolas registraram forte aumento no mercado doméstico em novembro, em linha com os acelerados desembolsos de crédito do Moderfrota, principal linha de crédito voltada ao segmento, nos primeiros meses desta safra 2020/21 - que, por sua vez, refletiram os bons resultados das principais cadeias agrícolas neste ano e seus efeitos sobre o nível de capitalização dos produtores rurais.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram negociadas 4.267 unidades, 29,5% mais que no mesmo mês de 2019 - os números incluem máquinas rodoviárias, que representam pouco menos de 10% do total. Houve queda de 5,8% ante outubro, mas por questões sazonais.

Como lembrou Ana Helena de Andrade, vice-presidente da Anfavea, novembro é um mês marcado pela queda das vendas de tratores e pelo aquecimento do mercado de colheitadeiras, que em número de unidades é menos representativo.

“Foi o melhor mês de novembro desde 2014, e foram os melhores primeiros 11 meses desde 2018”, afirmou a executiva. De janeiro a novembro as vendas somaram 42.071 unidades, um incremento de 3,8% ante igual intervalo do ano passado. 

A progressiva recuperação das vendas está puxando a produção. Foram 4.971 unidades em novembro, com aumentos de 2,4% ante outubro e de 13,3% em relação a novembro de 2019. “Estamos no caminho da normalidade”, disse ela.

Nos primeiro 11 meses do ano, o total alcançou 42.952 unidades, ainda em queda de 15,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Mas a tendência é que essa diferença diminua. E isso apesar da persistente fraqueza das exportações, que continuam a não colaborar com as montadoras instaladas no Brasil.

Em novembro, as exportações somaram 804 unidades, 0,9% mais que em outubro mas 27,8% menos que em novembro de 2019. Nos primeiros 11 meses a retração chegou a 32,6%, para 8.042 unidades. O problema é que os principais mercados para as máquinas do país na América do Sul continuam retraídos, em parte por causa da pandemia.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures