ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plataforma de registro de maquinas agrícolas trará segurança jurídica e economia para produtor rural

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

O registro de tratores e máquinas agrícolas na plataforma ID Agro representará segurança jurídica e economia para os produtores rurais. Essa foi a avaliação feita pelas autoridades que participaram, na sexta (20), do lançamento da nova ferramenta durante a programação do Agro pelo Brasil, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "Estou feliz por estar lançando essa plataforma que trará grandes benefícios aos produtores rurais brasileiros como segurança para quem compra e vende máquinas agrícolas, além de coibir furtos nas propriedades rurais porque estará integrada ao sistema de segurança pública do Ministério da Justiça", afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A plataforma foi desenvolvida por meio da parceria entre o Instituto CNA e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa para registrar, inicialmente, todas as máquinas agrícolas que sairão das concessionárias. “É um investimento que trará mais confiança ao nosso negócio, à agropecuária brasileira. São ferramentas como essa que queremos ter cada vez mais na agricultura moderna que o Brasil precisa”, ressaltou a ministra.

O vice-presidente da CNA e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, representou o presidente da CNA, João Martins, no lançamento. Segundo ele, a plataforma ID Agro representa também uma economia para o produtor rural.

"O que estamos fazendo hoje é economia, dinheiro no bolso do produtor, que todos os anos teria que pagar uma taxa para que os tratores pudessem transitar em via pública. É um avanço histórico, que trará segurança jurídica aos produtores e dificultará o roubo de máquinas de máquinas agrícolas."

Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

Na avaliação do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, o novo sistema resolveu dois problemas do setor: atendeu uma determinação legal que está em vigor desde 2015 e uma aspiração histórica do produtor rural que era ter a “carteira de identidade” da sua máquina.

“Agora, o produtor pode transitar em via pública sem receber uma multa e sem o risco de ter seu equipamento confiscado por uma autoridade policial. Além disso, temos benefícios acessórios. Com a carteira de identidade do equipamento, nós vamos poder identificá-lo em caso de furto e vamos ter certamente o prêmio de seguro mais baixo.”

A vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ana Helena Andrade, disse que a plataforma ID Agro trará estabilidade institucional aos agricultores, além de aumentar a compra de máquinas agrícolas novas, “levando mais tecnologia ao campo e, consequentemente, aumentando a produtividade do setor.

O registro na plataforma não terá custo adicional ao produtor rural. “Essa é uma grande conquista para o agro porque desde 2012 lutamos para não permitir que fosse aprovado o emplacamento desses veículos”, afirmou o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira.

O parlamentar lembrou ainda da aprovação pelo Senado, na quinta, da lei da conectividade (PL172/2020), que altera a Lei Geral de Telecomunicações e a Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Segundo ele, “de nada adiantaria uma conquista como essa sem ter internet para acessá-la”.

Para o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano, a nova ferramenta é uma iniciativa que, além da segurança jurídica para o produtor, também trará maior controle das máquinas e um ganho para o ministério, porque permitirá que os órgãos de segurança pública tenham acesso a dados mais confiáveis. “O setor ganha muito, mas o País ganha mais com essa plataforma.”

Primeiro registro - Durante o lançamento, as autoridades participaram do registro do primeiro trator, de propriedade do produtor rural Antônio José de Almeida Inda Filho, de Cabeceira Grande (MG).

Após o registro, o produtor colou um adesivo com o QR Code na máquina, mecanismo que facilitará a identificação do equipamento pelas autoridades de segurança. “Essa iniciativa é um marco fantástico, que trará segurança para nós produtores porque existirá um histórico do trator e saberemos que estaremos comprando ou revendendo algo legítimo e legal”, disse Antônio Filho.

A ministra Tereza Cristina fez a leitura do QR Code do trator pelo aplicativo no celular e ressaltou a agilidade do Instituto CNA no desenvolvimento da ferramenta.“O ICNA desenvolveu muito rápido o sistema, que é simples e seguro. A base de dados ficará na CNA e no Mapa, mas ainda temos mais de um milhão de máquinas no País que precisam ser colocadas na plataforma. É uma ferramenta que traz facilidade, inovação, modernidade e é de graça para o produtor rural.”

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures