Embora as vacas leiteiras não calculem fisicamente os fatores que tornam certas baias e locais ao longo do comedouro mais ideais do que outros, observações do Miner Institute indicam que alguns locais nos barracões são considerados mais favoráveis do que outros na opinião das vacas.
“Existem alguns relatórios de pesquisa que sugerem que as vacas podem preferir algumas baias a outras. Em alguns estudos, as vacas eram mais propensas a ficar deitadas em baias mais próximas do corredor de alimentação, em vez de baias localizadas na parte de trás de um curral”, explicou Rick Grant, do Miner Institute, no Miner Institute Farm Report de outubro .
Da mesma forma, algumas pesquisas indicaram que as vacas preferem deitar em baias localizadas perto do final de uma seção de baias. Quando se trata de preferências de comedouros, menos pesquisas foram realizadas, mas câmeras de lapso de tempo sugerem que as vacas preferem algumas áreas a outras.
“As vacas, independentemente do estado de claudicação, também exibiram uma forte preferência por comer nas seções dos comedouros mais próximas do portão de saída do curral entre 6h00 e 21h00, mas não à noite”, explicou Grant, detalhando um teste recentemente concluído no Miner Institute.
Este mesmo estudo descobriu que vacas mancas preferiam usar freestalls mais próximos das saídas dos currais.
Por que isso importa?
Embora a baia favorita de uma vaca possa parecer uma parte menor e relativamente sem importância do dia quando comparada à ração que ela consome ou aos cuidados que recebe, ambos os componentes do dia de uma vaca podem ser alterados pelas preferências do curral.
“No Miner Institute observamos uma redução de 40% no tempo gasto ruminando na baia quando vacas subordinadas estavam deitadas em baias preferidas pelas vacas dominantes”, explicou Grant. “Quando consideramos o impacto que a ruminação tem na saúde ruminal e no desempenho das vacas, isso é realmente algo para se refletir.”
Além disso, no caso de vacas mancas, considere o impacto da baia preferida da vaca e como isso pode mudar se o animal não estiver disposto a caminhar até aquele local. Poderia também criar competição nos locais mais facilmente acessíveis para as vacas.
Agora pense no impacto no comedouro. As primeiras pesquisas indicam que se o local preferido de alimentação de uma vaca estiver sem ração, esse animal pode não se deslocar para um local que tenha mais ração e, em vez disso, deixar de comer.
Há uma série de consequências prováveis das preferências de localização das vacas, e mais pesquisas são necessárias. Isso torna os comentários finais de Grant especialmente comoventes.
“Supor que todas as vacas em um curral usarão todos os recursos do curral de maneira uniforme é provavelmente falso. Nossas rotinas de projeto e gerenciamento de alojamentos do futuro precisam levar isso em consideração à medida que aprendemos mais para garantir o acesso adequado aos recursos dos currais para todas as vacas”, concluiu Grant.
As informações são do Hoard's Dairyman, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.