Uma descoberta atual afirmou que os principais causadores do aquecimento global não são as vacas, como muito vem se afirmando por algum tempo. Voltado para esse tema, o Dr. Francisco Salazar, pesquisador do Instituto de Pesquisa Agrícola (INIA) de Remehue, no Chile, fez um discurso no Congresso Mundial de Gases de Efeito Estufa e Agricultura Animal, em Foz do Iguaçu, Brasil, onde divulgou números que mostram essa conclusão.
“Em todo o mundo, a pecuária e a agricultura são responsáveis por 24% das emissões. O principal emissor do mundo é a energia. A nível de país isso é extremo: 78% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são provenientes de energia e apenas 10,5% são do setor agrícola”, afirmou o especialista em seu discurso.
Para obter esses dados, Salazar, juntamente com as pesquisadoras do INIA, Marta Alfaro e Ignacio Beltrán, está gerando o primeiro banco de dados de GEE. Esse banco é alimentado por sistemas de gerenciamento de esterco nos países em desenvolvimento do mundo, a fim de identificar as principais variáveis que afetam a emissão de gases nos sistemas de produção animal e possíveis medidas de mitigação a serem implementadas.
No evento, participam pesquisadores, professores, profissionais de empresas e centros de pesquisa e estudantes de diversas áreas de conhecimento de vários países, visando discutir os resultados de pesquisas e promover a troca de experiências e conhecimentos. A programação inclui visitas técnicas, minicursos, conferências, mesas redondas, sessões técnicas com comunicação oral e apresentação de pôsteres, além de quatro sessões científicas, com foco no tema “Práticas de Apoio à Ciência”.
As informações são do Agrolink.
