USDA confirma que 2° genótipo do vírus H5N1 se disseminou para vacas leiteiras

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou a disseminação de uma nova forma do vírus H5N1 da gripe aviária para o gado leiteiro. Entenda!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou a disseminação de uma nova forma do vírus H5N1 da gripe aviária para o gado leiteiro. O caso envolve o genótipo D1.1, atualmente em circulação entre aves silvestres e associado a infecções humanas, incluindo o caso fatal de um residente da Louisiana que teve contato com aves doentes criadas no quintal.

Até agora, todas as detecções de H5N1 em rebanhos leiteiros envolviam o genótipo B3.13, que se acredita ser resultado de uma única disseminação de aves silvestres no final de 2023 ou início de 2024. Esse genótipo tem sido associado a infecções leves em trabalhadores de fazendas leiteiras, assim como em alguns trabalhadores de abate de aves, com conjuntivite como principal sintoma.

Continua depois da publicidade

"O genótipo D1.1 foi o predominante nas rotas migratórias da América do Norte neste outono e inverno e já foi identificado em aves silvestres, mamíferos e em disseminações para aves domésticas", afirmou o APHIS em seu comunicado.

Detecção ocorreu por meio de testes no leite em Nevada

A nova disseminação foi detectada em uma investigação após a confirmação de H5N1 em amostras de leite de vacas leiteiras no estado de Nevada. Alguns dias atrás, o APHIS relatou quatro novas detecções de H5N1 em rebanhos leiteiros do estado, os primeiros casos desde dezembro.

Continua depois da publicidade

As autoridades de Nevada informaram que estavam removendo grandes populações de estorninhos-europeus (ave), considerados pragas, para conter a disseminação do vírus. Essa espécie não nativa migra pelo estado durante o inverno, competindo com as aves locais e representando um risco na propagação de doenças para o gado.

O APHIS destacou que a nova detecção não altera sua estratégia de erradicação e serve como um testemunho da eficácia da sua Estratégia Nacional de Testagem do Leite, que, até meados de janeiro, já havia sido adotada em 36 estados, cobrindo o leite de dois terços dos rebanhos leiteiros do país.

O problema do H5N1 veio para ficar

O epidemiologista Michael Osterholm, PhD, MPH, da Universidade de Minnesota, afirmou: "Não deveríamos nos surpreender com uma nova cepa sendo disseminada para vacas, dada a atividade significativa do vírus entre aves aquáticas em grande parte dos Estados Unidos".

Ele acrescentou que o vírus não vai desaparecer, ao contrário do que muitos acreditavam, supondo que o genótipo B3.13 se extinguiria sozinho. Osterholm é diretor do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas (CIDRAP), que publica o CIDRAP News.

O USDA informou que está trabalhando com as autoridades agrícolas de Nevada na investigação em andamento para compreender melhor essa nova detecção e limitar a propagação do vírus. Além disso, a agência publicará um relatório técnico sobre os achados e disponibilizará a sequência genética no banco de dados GenBank na próxima semana.

Referências bibliográficas

As informações são do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota, traduzidas pela equipe MilkPoint.

 

 

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?