Uruguai: recorde no envio de leite às indústrias
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A pesquisa, realizada pela DIEA e pela Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) concluiu que, durante o período de janeiro a setembro de 2005, a coleta de leite aumentou em 6,6%. É sobre esta base que foi estimado um volume de 1,36 bilhão de litros para todo o ano de 2005. Esse montante sinaliza continuidade na recuperação: em 2004, a produção já havia sido 11,6% maior do que em 2003.
Durante 2004, a oferta de leite veio de 3,45 mil produtores, número 4% menor do que no ano anterior e continuando assim a tendência descendente dos últimos anos. O módulo médio de produção ficou em 1,014 mil litros por produtor.
Esta informação permite agrupar os produtores segundo a quantidade de leite enviada às indústrias: 46% (1,6 mil) enviam menos de 500 litros diários, representando 11% do volume total e 30% (1,0 mil) enviam mais de mil litros diários, o que constitui 75% dos envios totais.
O volume exportado dos produtos lácteos durante 2004 significou 810 milhões de litros-equivalentes - 80 milhões a mais que em 2003 -, constituindo 63% do recebimento total de leite, com o que se gera um valor de US$ 189 milhões.
Nas exportações, os produtos que mais se destacaram foram leite em pó (40%) e queijos (32%). Também foram registrados importantes aumentos no leite de exportação, que somente é submetido à pasteurização e é vendido para industrialização fora do território, além dos preparados alimentícios com maior valor agregado. Foram vendidos ao exterior 41 milhões de litros de leite de exportação (5% do total de leite exportado e 50% de aumento) e 119 milhões de litros de preparados alimentícios com uma variação de 35% em comparação com 2003.
Por outro lado, a produção de leite fluido (pasteurizado e longa vida) destinado ao mercado interno foi de 216 milhões de litros, determinando um moderado aumento de 3% com relação a 2003.
Por sua vez, o segmento do leite indústria ficou em 1,061 bilhão de litros e neste ocorreu a maior parte das variações da remissão. Este volume representa 83% do total de leite remetido, segundo o estudo.
Fonte: El Observador, adaptado por Equipe MilkPoint
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