No período acumulado de janeiro a novembro, as exportações de lácteos do Uruguai caíram 7%, para cerca de US$ 788 milhões, refletindo a queda nos preços. Em nível de produto, o faturamento aumentou para o queijo (+5%) e o leite em pó integral (+3%, para US$ 523 milhões), de acordo com o Inale.
Supondo que as vendas deste último produto sejam de cerca de US$ 50 milhões em dezembro (semelhante a novembro), o faturamento do principal produto de exportação do país será de cerca de US$ 570 milhões, cerca de US$ 30 milhões a mais do que em 2022 (US$ 543 milhões). Naquele ano, o Brasil ficou com 28% desse produto e a Argélia, com 32%.
Até o momento, em 2023, a equação se inverteu, com a participação do Brasil no mercado aumentando para 55% e a da Argélia para 22%. Além disso, a China, que ocupava a terceira posição com uma participação de 15,5% em 2022, reduziu significativamente sua participação no mercado do Uruguai este ano, com modestos 3,3% (pouco mais de 5.000 toneladas).
Até agora, em 2023, as colocações de leite em pó integral aumentaram em comparação com o mesmo período de 2022 (16%, para 145.483 toneladas). Por outro lado, as vendas externas de leite em pó desnatado (10.399 toneladas), manteiga (9.730 toneladas) e queijo (20.580 toneladas) caíram 55%, 38% e 4%, respectivamente.
Comparando o preço recebido em novembro de 2023 com o de dezembro de 2022, houve queda no preço de todos os produtos: leite em pó desnatado (-16%), leite em pó integral (-15%), queijo (-7%) e manteiga (-12%).
As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.