O faturamento gerado pelas exportações uruguaias de produtos lácteos melhorou 29% nos primeiros cinco meses de 2022, em relação ao alcançado no mesmo período do ano passado.
Um relatório elaborado pelos técnicos do Instituto Nacional do Leite (Inale) revelou maiores faturamentos nos quatro itens: leite em pó integral e desnatado, queijo e manteiga. Considerando o conjunto desses quatro itens, em janeiro-maio de 2022, as exportações somaram US$ 342,9 milhões, com base em dados da Direção Nacional de Alfândegas (DNA).
Com relação ao volume exportado, nesses cinco meses foram atingidas 79.474 toneladas (considerando todos os itens) e houve queda de 9% nos embarques de leite em pó integral em relação ao mesmo período de 2021, aumento de 174% nos desnatados leite em pó, queda de 3% no caso do queijo e aumento de 59% na manteiga.
O produto estrela
O leite em pó integral continua sendo, de longe, o produto mais exportado: 49.285 toneladas neste ano, 62% do total embarcado, gerando receita de US$ 191,1 milhões, 55,7% do total obtido.
As receitas de leite em pó integral cresceram 10%, além de terem aumentado em 235% em leite em pó desnatado, 6% em queijos e 117% em manteiga, sempre com base na comparação dos cinco meses iniciais de 2022 e 2021.
Em relação aos preços médios alcançados, na comparação do acumulado de 2022 até maio e igual período de 2021, aumentou 20% em leite em pó integral, 22% em leite em pó desnatado, 9% em queijo e 36% em manteiga.
Por fim, considerando o mais recente, ou seja, exclusivamente o que aconteceu com os negócios correspondentes a maio deste ano, os preços médios foram:
- US$ 4.208 por tonelada de leite em pó integral
- US$ 3.794 por tonelada de leite em pó desnatado
- US$ 4.493 por tonelada de queijo
- US$ 5.722 por tonelada de manteiga
Destinos
O relatório da Inale revelou ainda que considerando os últimos 12 meses (ano móvel) 29% dos produtos lácteos exportados foram para a Argélia, 20% para a China, 15% para o Brasil, 6% para a Rússia, 4% para o México e o restante (26 %) para outros mercados.
A Argélia foi o principal destino do leite em pó integral (38% do total embarcado) e do leite em pó desnatado (52%); o México foi para queijo (24%); e Rússia para manteiga (43%).
As informações são do El Observador, adaptadas pela equipe MilkPoint.