ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Unium é o 3º maior grupo produtor de leite do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
4
Castro é a Capital Nacional do Leite. Porém, não é única cidade que se destaca na produção de laticínio no Brasil: Carambeí, Arapoti, Palmeira, entre outros municípios que estão entre as líderes nacionais. Todo esse potencial foi desenvolvido por cooperativas instaladas na região, como a CastrolandaCapal  Frísia, e Witmarsum.
 
Contudo, as três primeiras, desenvolveram a intercooperação, para a industrialização e beneficiamento do leite. Dessa união entre a Castrolanda, Capal e Frísia, surgiu a Unium, que hoje é o terceiro maior grupo produtor de laticínios no Brasil. 
 
Atualmente, as três cooperativas reúnem quase 1,3 mil produtores, os quais captam diariamente cerca de 2,4 milhões de litros do produto. Todo esse volume é industrializado em três Unidades de Beneficiamento de Leite (UBLs): uma em Ponta Grossa (às margens da PR-151), outra em Castro e uma terceira em Itapetininga (SP). As unidades fazem a industrialização e o beneficiamento de leite, embalando como líquido, transformando em pó, ou produzindo de derivados, como leite condensado, por exemplo.
 
De acordo com Rogério Wolf, coordenador comercial de lácteos da Unium, a matéria-prima de altíssima qualidade, além de abastecer a própria agroindústria da cooperativa, também é vendida para diferentes produtores de laticínios, como Nestlé, Italac, Piracanjuba. Na fábrica paranaense é produzido o leite Naturalle que, segundo Wolf, é o primeiro do Brasil sem aditivos. Os produtos feitos pela Unium são consumidos sobretudo pelos mercados paranaense, paulista e catarinense.
 
No último ano, somente o setor lácteo, com as unidades de beneficiamento, que empregam mais de 1,1 mil pessoas, a Unium obteve um faturamento de R$ 1,9 bilhão. Faturamento o qual foi potencializado por um aporte de R$ 90,6 milhões que foi aplicado no decorrer de 2019, para ampliar as estruturas – entre elas a conclusão da Torre de Secagem de Leite em Pó, em Castro, que já entrou em operação.
 
Produção é de 10 mil litros por vaca
 
O Paraná é o segundo maior estado produtor de leite do Brasil, que atinge anualmente um valor de 4,4 bilhões de litros. A liderança nacional é de Minas Gerais. Em dez anos, entre 2008 e 2018, a produção paranaense se elevou em 55%, saindo de 2,8 bilhões de litros para 4,4 bilhões ao ano.
 
A região dos Campos Gerais é a que apresenta os maiores índices de produtividade, com cerca de 10 mil litros de leite por vaca, anualmente. Isso é possível através do uso de tecnologias de ponta na produção, que implica na alta produtividade que, aliada à genética, torna a região referência para os rebanhos de todo o país. 
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são da A Rede.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures