A produção de leite na União Européia (UE) cresceu 1,2% nos primeiros sete meses do ano de 2005, devido parcialmente a um aumento de 11% na produção da Polônia, continuando um período de maior produção que começou em novembro de 2004 com um aumento maior no início de 2005.
O aumento na oferta foi destinado principalmente à produção de manteiga, que aumentou 2,5%, e de leite em pó desnatado, que aumentou em 3,9%, mas o aumento na produção de queijos (+0,7%) foi relativamente modesto. A taxa de crescimento na produção de queijo tem desacelerado desde julho.
A produção de leite condensado foi um pouco maior do que no ano passado, ganhando por um aumento nas exportações, enquanto a produção de leite em pó integral caiu devido à queda nas exportações.
Em 2004, a redução na produção de leite, juntamente com os maiores níveis de fabricação de queijos levaram a menores níveis na produção de manteiga e leite em pó desnatado.
A fabricação de leite em pó desnatado também foi afetada pela maior produção de caseína. A produção de leite em pó desnatado em 2004 foi 22% menor do que os níveis de 2003. Esta redução, juntamente com exportações razoáveis, levou à situação do mercado em 2004 sendo muito melhor do que o esperado.
A redução nos preços de intervenção em primeiro de julho de 2004 não foi imediatamente refletida nos preços do mercado, com a manteiga e o leite em pó desnatado com menor oferta, à medida que a produção de leite caiu de forma sazonal.
As vendas de intervenção foram necessárias para completar a falta na oferta, particularmente de leite em pó desnatado.
A situação do mercado mudou em 2005. À medida que a oferta de leite aumentou na primavera e os preços caíram aos níveis do suporte da intervenção em fevereiro, o mercado tem desde então se recuperado. Os preços caíram novamente desde a redução nos preços de intervenção em primeiro de julho, mas ainda não refletiram completamente as reduções nos preços de intervenção, particularmente para leite em pó desnatado.
Fonte: FarmingLife.com (por David McCoy), adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.