O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, reúne hoje, em Chapecó (SC), com representantes da cadeia produtiva do leite para discutir a crise do setor e avaliar medidas que possam resolver os entraves ao desenvolvimento da atividade que abrange 60 mil produtores rurais no estado.
O analista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Cepa), Tabajara Marcondes, disse que em novembro os preços pagos pelo leite aos produtores catarinenses caíram em praticamente todas as regiões.
"Na maioria delas, é a quinta queda mensal consecutiva, iniciada em julho. Para ter maior preço é necessário ampliar o mercado, entre outras medidas que serão discutidas com produtores, indústrias e representantes do governo federal", afirmou Sopelsa.
Para o secretário, as dificuldades do setor podem ser amenizadas com a cooperação entre os produtores, de forma a agregar valor ao leite com o aumento da escala de comercialização e o processamento de produtos de maior valor.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Juliana Wilke), adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.