União de produtores dos EUA pede medidas administrativas para solucionar a crise no setor leiteiro

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A União Nacional de Produtores Rurais dos Estados Unidos (National Farmers Union - NFU) solicitou à Administração federal do país que solucionasse imediatamente a crise econômica que acometeu o setor produtivo de lácteos do país.

"Os preços do leite ao produtor estão os mais baixos já ocorridos em mais de 25 anos, ainda que os custos continuem aumentando", disse o presidente da NFU, Dave Frederickson. "O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) tem autoridade e capacidade para restaurar a segurança e a lucratividade dos produtores de leite de nossa nação".

Em uma carta enviada à secretária da Agricultura do país, Ann Veneman, Frederickson destacou três ações imediatas que o USDA deverá tomar para solucionar a crise no setor de lácteos:

1) Estabilizar os preços dos lácteos executando agressivamente seus mecanismos de suporte aos preços;

2) Direcionar a entrada de derivados de lácteos, como caseína e proteína concentrada do leite;

3) Reforçar as leis que governam o uso de proteína concentrada do leite em produtos alimentícios.

Os últimos dados do USDA de janeiro a abril de 2003 mostram um aumento de 20% nas importações, comparado com 2002. A produção de lácteos dos EUA aumentou somente 1,3% para o mesmo período. O USDA estimou que o uso comercial de leite aumentará em 5,5% durante o atual ano, comparado com o ano passado. As importações de proteína concentrada do leite nos EUA aumentaram mais de 600% nos últimos seis anos.

"A economia pode explicar que os produtores de lácteos dos EUA não são a causa do colapso no mercado doméstico. Nos não podemos esperar que os produtores de leite do país recebam preços justos por seus produtos se nós continuamos permitindo que importadores tirem uma vantagem injusta de nossas leis comerciais para deslocar a produção doméstica nos mercados comerciais".

Fonte: www.nfu.org
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?