Os preços dos produtos lácteos no mercado internacional alcançaram seu nível mais alto e agora estão caindo, segundo estimativas da European Dairy Farmers. As exportações comunitárias de produtos lácteos em 2005 estão inferiores às de 2004, especialmente devido à redução sofrida nas vendas externas no segundo semestre do ano. Os compradores mantêm-se em compasso de espera, de forma que, em curto prazo, espera-se apenas uma ligeira atividade comercial.
Quanto à produção de leite na União Européia (UE), os dados das entregas acumuladas entre janeiro e setembro deste ano foram, nos 15 países membros do bloco, antes de sua ampliação, 0,3% mais altos do que no mesmo período do ano anterior. Nos novos estados membros, o aumento foi de 6,7%.
Nas últimas semanas, os dados preliminares indicam que as entregas totais de novembro até metade de dezembro serão 0,2-0,3% menores do que no mesmo período do ano anterior. Isso porque, estando na última fase da estação produtiva, muitos países estão reduzindo sua produção para evitar ultrapassar a cota permitida, como é o caso da Alemanha e da França.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.