O comissário para o Comércio da UE (União Européia), Peter Mandelson, afirmou ontem que atualmente o bloco não tem planos para fazer qualquer outra oferta de redução de tarifas agrícolas antes da reunião ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) no mês que vem, em Hong Kong.
Mandelson afirmou em uma conferência, em Madri, que a proposta da UE de cortar sua tarifa agrícola média para 12% é a "oferta mais substancial já feita pela UE em qualquer rodada comercial". Acrescentou ainda que uma nova oferta da UE "poderia simplesmente desestabilizar ainda mais as negociações".
"À hora chegou para que outros atinjam os esforços que fizemos", disse Mandelson. "Quando há algo que interessa à UE sobre produtos industriais e de serviços, nossos parceiros irão nos encontrar totalmente engajados", garantiu
Embora a oferta da tarifa agrícola da UE tenha sido criticada pelos "exportadores agrícolas potenciais", como Brasil, Austrália e os EUA, isso aumentará substancialmente o acesso ao mercado na agricultura, acrescentou Mandelson.
Muitos países culpam a posição do bloco europeu sobre as tarifas agrícolas de causar o colapso das negociações comerciais globais dentro da Rodada de Doha.
O encontro de Hong Kong deverá estabelecer medidas específicas que países devem tomar para abrir seus mercados.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Bruno Marfinati), adaptado por Equipe MilkPoint
UE: não há planos para outra redução na tarifa agrícola
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.