Durante os sete primeiros meses de 2005, as exportações de leite em pó desnatado, leite em pó integral e queijo dos 25 países membros da União Européia (UE) se mantiveram abaixo dos níveis de 2004. O grande destaque é o leite em pó desnatado, cuja exportação se reduziu em 36%. Segundo estimativas do Conselho Britânico de Desenvolvimento Lácteo, os principais fatores que levaram a esta queda são a disponibilidade por parte da Argentina de leite em pó desnatado para exportação e leite integral dos Estados Unidos, bem como a forte competição com a Nova Zelândia e a Austrália nos setores de queijos e leite em pó integral.
As exportações de manteiga e óleo de manteiga se mantiveram altas, com crescimento de 12%, durante os sete primeiros meses de 2005. Isso se deve fundamentalmente à elevada demanda do Oriente Médio e a uma redução da oferta da Nova Zelândia. As exportações de soro em pó, que não têm ajuda do Governo, continuam crescendo devido aos elevados preços do leite em pó desnatado.
O comércio mundial de produtos lácteos aumentou nos últimos anos devido às exportações à Ásia, onde o crescimento econômico foi excepcionalmente alto, especialmente na China. A participação da União Européia no mercado mundial caiu, principalmente devido às restrições da OMC nas exportações com restituição (com subsídio), lugar que foi ocupado pela Nova Zelândia.
Em 2003 e 2004, as exportações de manteiga, leite em pó desnatado e queijo foram altas devido a uma menor oferta australiana, gerada pela seca. Da mesma forma, considerando que a Austrália e a Nova Zelândia têm se especializado em exportações de queijos e leite em pó integral de maior valor agregado, a participação da UE nestes mercados caiu.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
UE: Exportações de lácteos reduziram durante 2005
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.