ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UE: É hora de focar no mercado de lácteos.

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/07/2023

2 MIN DE LEITURA

1
1

Com 18 organizações de 14 países, a primeira Assembleia de Membros do European Milk Board (EMB) este ano, em Bruxelas, atraiu uma forte afluência. As discussões entre as organizações membros foram enriquecidas por intercâmbios com palestrantes convidados do setor de varejo e da organização European Coordination Via Campesina (ECVC).

Durante os dois dias da assembleia realizada no final de junho, foi analisada a situação do mercado lácteo internacional e discutidos projetos construtivos, ideias e possíveis iniciativas de cooperação.

Durante a reunião, Guntis Gutmanis do LOSP letão (Lauksaimniecibas organizaciju sadarbibas padome - “Conselho de Cooperação para Organizações Agrícolas”) foi eleito para o Conselho do EMB. "Estamos ansiosos por sua futura participação no conselho. Isso significa que, ao lado da França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Itália e Dinamarca, um país do Leste Europeu agora também tem assento", acrescentou o presidente da EMB, Kjartan Poulsen, dando as boas-vindas ao eleição do colega letão.

Um mercado de lácteos da UE muito tenso

Os relatórios das organizações membros nacionais sobre a situação econômica em cada país foram unânimes: os preços estão caindo e os custos continuam altos. No entanto, a situação é bastante ambivalente em relação à quantidade de atenção dada ao desequilíbrio no mercado de leite pelos tomadores de decisão e sua resposta a esses desenvolvimentos. 

Como informa Poulsen, não há dúvidas sobre a vontade política dos parlamentares da UE de agir a esse respeito. Isso, no entanto, não se aplica à Comissão da UE. Em resposta a uma pergunta escrita recentemente enviada por representantes do Parlamento da UE à Comissão da UE sobre a possível ativação do esquema de redução voluntária, o Comissário da UE para Agricultura deu uma resposta muito negativa.

Ele não vê necessidade de usar o instrumento da Política Agrícola Comum (PAC), apesar da realidade de um sistema de produção envelhecido e da retirada maciça de pecuaristas da produção, que já são uma amarga realidade há muitos anos. 

“Para nós, produtores, que observamos há muito tempo esses desenvolvimentos no setor de lácteos e que conhecemos as consequências de uma resposta tardia aos sinais de crise, essa resposta é assustadora”, disse Poulsen.

"A Comissão deve assumir as suas responsabilidades e, finalmente, começar a se concentrar no mercado de lácteos e tomar medidas: a curto prazo, com a ativação do esquema de redução voluntária e, a médio prazo, reformando o setor para garantir que os preços ao produtor abaixo de seus custos totais de produção finalmente se tornem uma coisa do passado." , complementa.

Um preço justo é necessário para proporcionar aos produtores uma renda adequada, o que, por sua vez, é essencial para garantir que o número de fazendas não continue diminuindo.

Uma cadeia alimentar justa graças ao Fair Milk

No entanto, os membros do EMB não estão contando apenas com a via política. A importância do projeto Fair Milk foi destacada na Assembleia Geral da EMB como um projeto chave que garante aos produtores um preço correto e justo. Aqui, o foco é sempre a sustentabilidade social e uma agricultura próspera. 

Boris Gondouin, membro do conselho da EMB da França, enfatiza: "Seja na Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Suíça ou França, uma cadeia alimentar justa realmente tomou forma aqui graças ao compromisso incansável de produtores altamente dedicados."

 

As informações são do European Milk Board, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

 

 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELCIO MACEDO

ARIQUEMES - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/07/2023

Prescisamos de preço pra continuar na atividade

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures