ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologias para a produção sustentável de caprinos e ovinos devem chegar a quase 5 mil produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
Aumentar a sustentabilidade da produção de caprinos e ovinos no Semiárido brasileiro e agregar valor aos produtos cárneos, lácteos e seus derivados. Com esses objetivos, a Embrapa Caprinos e Ovinos tem promovido o curso “Atualização tecnológica em caprinocultura e ovinocultura” para técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que atuam na região. 
 
A segunda turma, cujas aulas se iniciam no próximo dia 24 de agosto, é formada por 124 profissionais de assistência técnica e extensão rural dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. A ação é uma das contribuições da Embrapa Caprinos e Ovinos no âmbito do Programa Agronordeste, coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e que conta com parceria do Senar na assistência técnica.
 
O curso tem 66 horas/aula e a programação contempla os principais pilares das atividades de caprinocultura e ovinocultura abrangendo temas como gestão da propriedade, manejo sanitário, segurança alimentar, manejo reprodutivo, melhoramento genético e agregação de valor aos produtos. As aulas são online, ministradas por pesquisadores e analistas da Embrapa e de instituições parceiras. Ao final de cada um dos cinco módulos, acontece um encontro virtual para interação entre os instrutores e os participantes. O conteúdo foi elaborado por 29 pesquisadores e analistas técnicos da Embrapa e contou com a colaboração de três profissionais das instituições parceiras, a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Federal do Piauí e a Fapesq/CNPq. Ao final serão capacitados 165 técnicos do SENAR, que assistirão a 4.950 produtores em todo o Nordeste.
 
Avaliação da primeira turma
 
Noventa e cinco por cento dos 41 participantes da primeira turma, cujas aulas se encerraram dia 7 de agosto, avaliaram o curso de forma positiva. A linguagem dos materiais didáticos foi considerada de fácil compreensão e os exemplos utilizados foram relevantes para o aprendizado na opinião de 96% dos alunos. O mesmo percentual afirmou se sentir capaz de compartilhar com outras pessoas os conhecimentos adquiridos no curso.  
 
A técnica Andréa Souza da Silva, que participou da primeira turma, endossou esta avaliação. “O curso foi de grande proveito para nossa vida profissional e atuação em campo, com assuntos atualizados e enquadrados na realidade do produtor de caprinos e ovinos do Cariri Paraibano”, afirmou.
 
Na avaliação de  Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, é importante destacar não somente a aproximação entre a pesquisa e extensão rural, mas também o compromisso das instituições com a excelência. “A avaliação dos treinandos, que são técnicos de uma instituição com a qualidade do Senar, nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo para apoiar o programa na promoção da inovação no Semiárido”.
 
As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures