ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistema reutiliza água da sala de ordenha no Estado do Sergipe

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2019

2 MIN DE LEITURA

1
6

Sistema reutiliza água da sala de ordenha no Estado do SergipeUm sistema de reuso da água foi implantado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Sergipe (Senar/SE) em sete municípios sergipanos. O sistema permite o reaproveitamento da água usada na limpeza da sala de ordenha gerando economia de água e irrigação da palma.

O produtor Wellisy Santos Ferreira foi um dos beneficiados com a Unidade de Reserva Hídrica implantada pelo Senar em sete municípios. Ele divide o tempo entre a sala de aula e o campo. Wesllisy é um dos produtores assistidos pelo Programa Sertão Empreendedor e destaca como o programa mudou a sua vida.

“Antes eu trabalhava com ordenha na mão e precisava de uma assistência técnica que melhorasse, então mudou 100%. Nossa produção era de 120 litros por dia com 20 animais e hoje tenho menos e produzo mais. Chego a produzir 400 litros de leite por dia. Ainda vem a questão da renda que aumentou significativamente”, afirma Wellisy.

Por ser professor de Matemática, Wellisy já tinha uma noção para calcular custos, mas mesmo assim ele conta que aprendeu muito. Ele afirma que o manejo dos animais foi o que mais marcou durante os dois anos de assistência. “O que veio fortalecer aqui foi o conhecimento de manejo que foi significativo e a questão da produção. Passamos a trabalhar com lotes. Antes não tínhamos isso. Trabalhávamos com o gado todo misturado. O pequeno comendo com o grande. Melhoramos bastante na produção de leite, genética, antes meu foco era genética porque eu achava que na estrutura financeira eu estava bem, mas estava tudo desorganizado. Pensei que meu foco não era genética, e sim gerenciamento”, afirma.

Sistema de reuso

Um dos principais benefícios do sistema de reuso foi a garantia de alimento para o rebanho, uma das dificuldades da região por causa do período de estiagem. “O que melhorou para gente foi a garantia de produção de alimento. Temos a produção, mas é mínima e com o sistema de reuso temos a garantia de alimento. A nossa água era toda jogada fora para nada. Já estava dando problema de casco nos animais porque a água ficava armazenada no curral. Criava podridão no casco e hoje não temos mais isso. Melhorou bastante”, afirma.

A supervisora da Assistência Técnica do Senar/SE, Camila Xavier, explica que a água sai cheia de nutrientes pronta para irrigar a palma. “Essa água quando sai da sala de ordenha vem com o esterco diluído nela. O esterco tem nitrogênio. A gente leva nitrogênio para a palma e a expectativa é que ela produza no mínimo o dobro em volume de peso que a gente produziria em um sistema sem irrigação. Vários produtores já conhecem o sistema e viram que é rentável. Nosso sistema de irrigação é uma difusão para vários produtores replicarem”.

As informações são do Senar/SE. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ FERNANDES

BARBACENA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2019

Todos sabemos que o reuso da água é maravilhoso; contudo, o que importa é sabermos como acessar as entidades capazes de ajudar, no caso da agropecuária, o homem do campo nas diversas formas e maneiras de fazê-lo. Igualmente importante é sabermos onde e como buscarmos os recursos necessários e suficientes para colocarmos em prática a reutilização da água. E, mais, quando se trata do pequeno e médio produtor rural é preciso, também, dar-lhe motivação para inovar naquilo que sempre fez e sabe fazer com a maestria, a determinação e a força que lhe é peculiar. Mimimi não põe dinheiro no bolso de nenhum produtor rural e nem lhe dá dignidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures