ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor de laticínios no Reino Unido mostra progresso na redução de açúcar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O último relatório de progresso da Public Health England (PHE) sobre redução de açúcar foi publicado, com resultados mostrando reduções nas categorias de iogurtes e bebidas à base de leite.

O Relatório da PHE entre 2015 e 2019 mostra a evolução em iogurtes de marcas varejistas e fabricantes, queijos frescos e bebidas à base de leite.

A categoria de iogurtes e queijos frescos - que também incluem alternativas ao leite - registraram a segunda maior redução de açúcar por 100g e a maior redução de calorias por porção única de todas as categorias de alimentos incluídas no programa de redução de açúcar. Também houve queda de 22,1% no açúcar (por 100ml) para as bebidas lácteas pré-embaladas e de 13,4% para as bebidas de iogurte fermentadas pré-embaladas.

Para o teor de açúcar médio simples (g/100ml), houve grandes reduções para bebidas fermentadas pré-embaladas (iogurte) - redução de 26,0% - , leites aromatizados pré-embalados (redução de 21,7%) e bebidas à base de leite pré-embalado (-21,0%).

Os resultados do programa de redução de açúcar em alimentos de marca varejista e fabricante mostraram que iogurtes e queijos frescos obtiveram a segunda maior redução de açúcar, com 12,9% de redução desde 2015, e a maior redução de calorias (para produtos a serem consumidos em uma ocasião única) foi registrado para iogurtes e queijo fresco, com redução de 7,8%. Sorvetes, picolés e sorbets tiveram uma redução de 6,4%.

A categoria de iogurte e queijo fresco foi limitada a produtos entre 100g e 200g.

Houve uma redução de 11,2% nas calorias por porção única para bebidas à base de leite pré-embaladas e de 4,1% para bebidas fermentadas pré-embaladas (iogurte).

Os números também mostraram aumento nas vendas de sorvetes, picolés e sorbets (alta de 8%), enquanto as vendas de iogurtes e queijos frescos caíram 3,3%.

No setor de alimentação fora do domicílio, houve aumento do teor de açúcar médio simples para milkshakes de 4,1%, mas diminuição de 10,3% do número de calorias passíveis de consumo em uma única ocasião.

Relacionado às mudanças nas vendas de açúcar total médio por 100g por categoria e negócios entre a linha de base (2015) e o ano 3 (2019) para varejistas e produtos de marca do fabricante, houve uma queda geral de 13% na categoria de iogurte e queijo fresco, com quedas na Yoplait de 18%, Danone de 15% e Yeo Valley Farms de 11%. A Müller não deu permissão para que seus produtos fossem avaliados.

Para mudanças na média ponderada de vendas (SWA) e açúcar médio simples por 100ml por categoria e negócios entre a linha de base (2017) e o ano 1 (2019) para varejistas e fabricantes, na categoria de bebidas à base de leite, a Arla Foods viu uma queda de 1% , enquanto a FrieslandCampina não respondeu e a Müller UK e a Irlanda não deram permissão.

Na categoria de iogurtes fermentados, a Danone teve uma redução de 4%, enquanto a Lactalis Nestlé UK não tiveram mudanças. Yakult UK Ltd caiu 2% e Yoplait teve uma redução de 6%.

Em maio de 2018, o suco sem açúcar e as bebidas com leite adoçadas foram incorporados ao programa de redução de açúcar e as diretrizes técnicas publicadas. Todos os setores da  indústria foram desafiados a reduzir o açúcar em 5% nas bebidas à base de suco e 20% nas bebidas à base de leite até 2021. As bebidas à base de leite também tinham uma meta provisória de redução de 10% até 2019. Em janeiro de 2019, bebidas fermentadas (iogurte) foram adicionadas ao programa, com uma meta de redução do açúcar de 20% até 2021.

O relatório disse que na categoria de iogurte e queijo fresco, alguns erros estavam presentes nas informações nutricionais para certos produtos, como teor de açúcar implausível. Essa categoria é a única em que um teor mínimo de açúcar de 3,8g por 100g foi acordado devido à presença de lactose natural; todos os produtos com teor de açúcar inferior a este foram excluídos da análise.

Iogurtes naturais e iogurtes sem açúcar foram excluídos da categoria e, portanto, também excluídos da análise. No relatório de progresso, o conteúdo de açúcar, SWAs de açúcar e médias simples para iogurtes são apresentados sem nenhum ajuste para lactose.

Dr. Judith Bryans, presidente-executivo da Dairy UK, disse: “Estes resultados são fantásticos e são um testemunho da dedicação dos processadores de lácteos para reduzir o teor de açúcar de seus produtos e atender às metas. Em particular, o progresso feito na categoria de bebidas à base de leite é incrivelmente impressionante. Mostra a disposição e ambição da indústria em reformular seus produtos, trabalhando em conjunto com a PHE. Estamos ansiosos para trabalhar com os legisladores para construir nesses resultados fortes a esperança de que o espírito de colaboração para alcançar resultados políticos pode continuar.” 

Jo Churchill, Ministra da Saúde Pública, disse: "Na redução do açúcar, especialmente em produtos como cereais matinais, iogurtes e sorvetes, alcançamos alguns progressos muito necessários. Isto tornará mais fácil para que todos possam fazer escolhas mais saudáveis, mas é claro, mais pode ser feito. A COVID-19 destacou a obesidade e como é importante combatê-la. Nosso estratégia para a obesidade inclui medidas de liderança mundiais, como um divisor de águas na TV para anunciar alimentos e bebidas com alto teor de gordura, sal e açúcar. Se mais ações são necessárias para apoiar as pessoas à levarem uma vida saudável, iremos mais longe para ajuda-los".

Dr. Alison Tedstone, nutricionista-chefe da PHE, disse: "Muito açúcar é ruim para a nossa saúde e a maioria de nós estão consumindo mais do que precisamos, muitas vezes sem perceber. Nós continuamos a ver algum progresso na redução de açúcar em uma série de alimentos e bebidas todos os dias e isso mostra que o sucesso é possível através de reformulação. Ainda assim, o progresso geral continua muito lento. Ações mais rápidas e robustas são necessárias para nos ajudar a consumir menos açúcar, auxiliando na saudabilidade e diminuição  do fardo econômico da obesidade."

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela equipe do MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures