Com intenção de incentivar o consumo de leite no país e mostrar sua importância na alimentação da população, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou hoje (03/10), às 10h (horário de Brasília), a 1ª Semana do Leite.
A cerimônia de lançamento contou com a presença da Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; participação de Ronei Volpi (Câmara Setorial do Leite), Marcio Lopes de Freitas (OCB), Gustavo Beduschi (Viva Lácteos), João Galassi (ABRAS) e Geraldo Borges (ABRALEITE).
Foto: Antonio Araujo/Mapa
O Brasil, como terceiro maior produtor de leite e derivados lácteos do mundo, produz cerca de 34 milhões de litros de leite por ano e políticas públicas que envolvem o setor são de extrema importância para demonstrar o valor do produto e dos produtores.
O projeto, como lema “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer”, tem o objetivo de mostrar a força do segmento leiteiro perante a economia do país e a tem a intenção de valorizar a produção de qualidade do leite e dos derivados que aqui são produzidos.
Ronei Volpi, presidente da Câmara Setorial do leite, salientou a importância do projeto e sua expectativa para que o projeto permaneça. “Temos o objetivo de aproximar o contato com o consumidor levando alimentos que sempre foram e continuarão sendo muito saudáveis, e que esse evento (Semana do Leite) se torne perene no calendário de promoções de eventos do setor alimentício do nosso país”.
Geraldo Borges, presidente da ARALEITE, destacou a importância do evento em relação a cadeia produtiva do leite. “É um momento ímpar na cadeia de produção leiteira, esse movimento tem uma importância muito grande para mostrar para a sociedade não só o quanto o leite e seus derivados são imprescindíveis para saúde, mas também a relevância da cadeia sob todos os pontos de vista”. Ele ainda destacou o leite na geração de empregos e renda para o país e ressaltou a importância de realizar um marketing de qualidade a favor da cadeia leiteira. “Essa publicidade do leite deve ser realizada sempre, esse programa tem que se tornar tradição no país”, pontuou Geraldo.
O diretor executivo da Viva Lácteos, Gustavo Beduschi, também destacou sobre a importância da campanha e agradeceu as entidades que contribuíram para que a Semana do Leite fosse realizada. “A campanha é de suma importância para ajudar a tornar a cadeia do leite mundialmente competitiva”, destacou ele. Gustavo aproveitou a oportunidade para comemorar o primeiro embarque de lácteos para a China.
O presidente da Organização de Cooperativa do Brasil, Marcio Lopes, parabenizou os colaboradores e apoiadores do evento e ressaltou a importância da integração de todos os participantes. “Integrar toda essa gente é muito importante. O desenvolvimento que o setor tem, com esse tipo de acontecimento, é muito grande.” Marcio ainda aproveitou para ressaltar a forma como esse evento tem mostrado a capacidade organizacional da cadeia do leite.
Representando a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), João Galassi ressaltou o orgulho de fazer parte de uma iniciativa que visa o beneficiamento da cadeia do leite e seus derivados. “Mais do que campanhas promocionais, realizar ações educativas a respeito dos lácteos e seus benefícios à saúde, são de extrema importância” pontuou Galassi. Ele destacou ainda, que os filiados a ABRAS trabalharão com intuito de fomentar essas tão importantes informações.
Encerrando o lançamento da 1ª Semana do Leite, a Ministra Tereza Cristina ressaltou a importância organizacional que o evento trouxe. “Eu tenho a certeza de que essa iniciativa será um sucesso e será duradoura. Precisamos de organização e harmonia em uma cadeia tão grande quanto a cadeia do leite, para que ela possa se organizar cada vez mais e buscar resultados para toda a cadeia e não só para um elo”, pontuou a Ministra.
Tereza Cristina destacou sua confiança nas pessoas e no que elas podem, unidas, realizar. “Eu acredito nas pessoas e na boa vontade das pessoas, e eu acredito que quando trabalhamos juntos, o sucesso é maior”, pontuou a ministra ressaltando a importância da cadeia como um todo. Destacou também a relevância do leite e suas características saudáveis para a vida das pessoas e que essas campanhas devem ser realizadas com frequência para enfatizar essa realidade.
Além de mostrar os benefícios nutricionais do leite, a Ministra Tereza Cristina reforça que a campanha tem como objetivo ensinar para quem não conhece, todo o processo que o leite sofre, desde a alimentação do animal, os processos da indústria, até que chegue até a prateleira do consumidor. “É muito importante que essa Semana do Leite, essas campanhas voltadas aos lácteos, sejam educativas em todos os aspectos e que todos conheçam todo o esforço que o homem do campo faz, para que o produto chegue à prateleira”, finalizou a Ministra.
Assista a apresentação completa de abertura da 1ª Semana do Leite aqui!
As informações são da equipe MilkPoint, com dados do Mapa.