O Secretário da Agricultura e Pecuária destacou a intenção de trazer a sede jurídica da empresa no Brasil para o RS, tendo em vista a abrangência de captação do leite produzido no Estado, que hoje é de 50% do que é processado pela Lactalis. “ A proposta de transferência da sede jurídica para o Rio Grande do Sul foi recebida com bons olhos pelo presidente Guilherme Portella. Esta iniciativa vai ao encontro das ações concretas da Lactalis, que trabalha com a maior parte de seu produto oriundo do Rio Grande do Sul. Esta transferência jurídica para cá proporcionaria uma maior valorização de nossa produção leiteira, o que para nós só reforça o desenvolvimento da cadeia e beneficia os produtores gaúchos”, avalia Ernani Polo.
Secretário da Agricultura destaca intenção de trazer sede jurídica da empresa no Brasil para o RS - Foto: Alexandre Farina / Secretaria da Agricultura
Incentivo ao setor leiteiro
De acordo com Portella, a marca francesa deve incentivar o setor leiteiro por meio da aquisição de matrizes e ações de fomento ao produtor. Atualmente, no Rio Grande do Sul, aproximadamente 13 mil produtores fornecem matéria-prima às empresas que integram o conglomerado francês. Cerca de 90% do leite é adquirido diretamente do produtor, e a remuneração do transportador se dá pela rota, e não pelo volume transportado, tendo maior controle sobre o produto. Em abril, deve entrar em operação a primeira fábrica de Whey Protein (nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo), a Nutrifont, em Três de Maio, que é uma joint venture entre a BRF e a irlandesa Carbery.
No encontro, o governador José Ivo Sartori saudou os novos empreendimentos: "Apesar da situação do Estado, o que é preciso, tem de ser feito". O governador ressaltou ainda que o Estado não pode atrapalhar quem está investindo e disse que os novos empreendimentos irão agregar valor ao setor leiteiro.
Fonte: Alexandre Farina / Secretaria da Agricultura
