Produtores de leite e milho do município de Herval do Oeste, no meio-oeste catarinense, são os mais atingidos pela estiagem. A situação esta tão crítica que alguns agricultores estão com dificuldades até para conseguir água para o consumo humano.
Os pedidos de abertura de reservatórios, para garantir água para os animais, estão se acumulando na secretaria de Agricultura de Herval do Oeste. "Já atendemos 48 agricultores, a situação é preocupante", justifica o diretor de agricultura Adilson Parise.
A redução na produção de leite chega a 30% em média, segundo o produtor de leite Davi Cortellini. Agricultores estão antecipando a fabricação de silagem feita com milho. A baixa qualidade da planta, que por causa da estiagem não conseguiu formar espigas, também está interferindo na composição da silagem. "O recurso é usar outros ingredientes para garantir o alimento dos animais, durante o inverno", conta o produtor Elori Semin. Com informações da AN.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANDRE LUIZ CENCI
OUTRO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/01/2006
Olá, também sou morador de Herval do Oeste e sei que a situação é preocupante. Nossa propriedade está hoje com 80 cabeças (vacas holandesas) e se não houver chuva não sei como vamos fazer para tratar dos animais.
Andre Luiz Cenci.
Andre Luiz Cenci.