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RU: campanha milionária será lançada para promover o consumo de lácteos

Uma nova campanha publicitária de £1 milhão (US$ 1,22 milhão) financiada pelo setor de laticínios e pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido será lançado neste fim de semana em uma tentativa de aumentar o consumo de lácteos em casa e destacar os problemas de saúde mental.

A campanha de 12 semanas Milk your Moments concentra-se na importância das conexões humanas durante a crise do coronavírus e no papel dos produtos lácteos nessas conexões – principalmente em ocasiões de chá, café e bebidas com leite.

A campanha foi financiada por meio da combinação de um investimento de 500.000 libras (US$ 610 mil) do Defra e das nações descentralizadas, 300.000 libras (US$ 366 mil) de uma variedade de grandes e pequenas indústrias de laticínios e outras organizações por meio da Dairy UK e outras e 200.000 libras (US$ 244 mil) da AHDB. Também estão em andamento discussões para aumentar o pacote de financiamento nas próximas semanas, segundo a Dairy UK.

Mais de um milhão de litros de leite foram descartados em abril

O foco principal da campanha será incentivar as pessoas a enviar conteúdo por meio de redes sociais, mostrando seus "momentos de conexão" com o consumo de lácteos. A publicidade gráfica, de rádio e fora de casa nos supermercados ocorrerá ao longo de maio, antes que um anúncio de TV – o primeiro do setor em mais de uma década – seja veiculado em junho, contendo uma seleção de vídeos dos usuários.

“Os laticínios sempre foram o ponto central dos momentos de conexão humana, desde uma festa de pizza para as crianças, até uma xícara de chá com a família”, disse a chefe de marketing da AHDB para culturas e laticínios Rebecca Miah. "Esses momentos de conexão nunca foram tão importantes para o bem-estar mental do que enquanto estamos fisicamente separados".

Como parte da campanha, £1 (US$ 1,22) será doado à organização de saúde mental Mind para cada nova interação com o site Milk Your Moments, até um total de £ 100.000 (US$ 122 mil). Isso será feito com financiamento além do orçamento do anúncio e disponibilizado pela indústria de laticínios. Uma variedade de prêmios também estará em disputa ao longo da duração da campanha.

Após um período turbulento para o setor, espera-se que a campanha proporcione "um impacto positivo mensurável na reputação dos laticínios", acrescentou Miah, "ao galvanizar a indústria em direção a um objetivo comum" e criar uma narrativa positiva para os consumidores.

"Os lácteos sempre estiveram presentes nas mesas dos consumidores e em boa parte de suas vidas", disse Judith Bryans, CEO da Dairy UK. "Agora, mais do que nunca, queremos mostrar como esses 'momentos lácteos' podem ajudar as pessoas a se conectarem e se reconectarem e esta campanha vai nos ajudar a fazer isso".

O Defra anunciou na semana passada que os produtores de leite da Inglaterra poderiam acessar até 10.000 libras (US$ 12,2 mil) cada um para ajudá-los a superar o impacto do surto de coronavírus.

"Essa pandemia atingiu toda a sociedade, com o setor de laticínios sendo afetado como todos os outros", acrescentou Bryans. Ela ressaltou que o setor se beneficiou, não apenas do apoio do governo, mas também de suas próprias ações para reduzir a produção após o colapso do canal de serviços alimentícios.

Quão desastrosa é a crise de coronavírus para produtores e processadores de laticínios?

"Graças à rápida ação das empresas e dos produtores, mitigamos o maior impacto possível do pico de produção da primavera", disse ela, citando uma nova pesquisa da AHDB que mostrou que os produtores cortaram 23 milhões de litros da produção em abril.

"É claro que não podemos substituir o valor da perda repentina de serviços de alimentação e anteciparemos alguns problemas como resultado da situação do mercado mundial com o passar do tempo. Mas encararemos com positividade e sabendo que, durante esse período de desafios, continuamos a operar e todos trabalharam duro para continuar fornecendo aos consumidores os produtos lácteos que amam.”

As informações são do The Grocer, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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