ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: como os produtores podem tentar minimizar perdas da estiagem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A seca, mais uma vez, traz desolação às lavouras gaúchas. Conforme a Emater, na primeira semana de janeiro se contabilizavam 195 mil propriedades relatando perdas expressivas na produção.

O calor e a falta de chuvas devem trazer R$ 19,7 bilhões em prejuízo para as lavouras de milho e soja, segundo a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro) - que aponta 59,2% de quebra no milho sequeiro.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) encaminhou pedido de auxílio ao governo federal, solicitando crédito emergencial sem juros, flexibilização de garantias e ampliação automática do vencimento de operações vencidas por 180 dias.

Mas até que algum socorro se concretize, como os produtores que não colheram o planejado podem minimizar seu prejuízo?

Segundo o engenheiro agrônomo Delmir Jonatto, supervisor de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS, as situações precisam ser analisadas caso a caso, mas é possível realizar ações que ajudem a colocar um pouco de dinheiro no caixa da propriedade.

O milho perdido para a seca, por exemplo, pode ser convertido em silagem. “Há uma demanda bastante forte por silagem e existem muitas lavouras em que as perdas foram de 80%, 85%. Uma opção é cortar esse milho e vender ou usá-lo na alimentação dos animais da propriedade”, sugere Jonatto.

Outra alternativa para reduzir despesas é a devolução de insumos e defensivos não utilizados. “Muitos produtores compraram produtos para usar em uma safra normal. A compra antecipada é um bom negócio. Mas 50% desses insumos não chegaram a ser utilizados porque as plantas não estão aptas a recebê-los. Dependendo da situação, vale a pena negociar o excedente. Recomendo que o produtor veja o preço que pagou no produto, porque em 2021 houve uma variação cambial muito grande. Se comprou barato, fique com ele. Mas se não consegue pagar, o melhor é negociar o que sobrou com as cooperativas, revendas, distribuidores”, diz o agrônomo.

Uma terceira sugestão de Jonatto é investir em uma safrinha de milho, feijão ou soja. Nesse caso, porém, o agricultor teria mais uma vez que contar com a boa vontade do clima. “Não sabemos como o tempo vai se comportar daqui para a frente. Mas se a safra de verão está perdida, uma safrinha poderia ajudar a ressarcir uma parte dos custos, abonar um pouco do prejuízo”.
 

Planejamento

Mas na avaliação de Jonatto é essencial que os produtores criem a mentalidade de se preparar para secas futuras. Ele garante que um pouco de planejamento e boas práticas podem ajudar a retardar ou reduzir os danos trazidos pela falta de chuvas. 

“Além de armazenar água da chuva, construir cisternas, temos de voltar a tratar o solo como um depósito de água. Claro, em uma estiagem como essa, nem solos que tem armazenado água tem aguentado, mas em secas menores, que ocorrem em outros anos, dá uma diferença significativa. As plantas aguentam bem 10 dias sem chuva”, diz o especialista.

Conforme Jonatto, a intensidade de produção deixa os solos compactados, dificultando a absorção da água. O tratamento adequado, com uso de palhada, e a rotação de culturas ajudam a terra a recompor sua característica natural. “A rotação de plantas leva raízes diferentes para o solo. As mais ‘agressivas’ conseguem penetrar mais fundo na terra e, no momento em que apodrecem, criam pequenos canais para levar água para as camadas mais profundas”, explica.

Nesse sentido, o supervisor de campo sugere que os produtores avaliem a possibilidade de investir em culturas de inverno, como triticale, centeio, aveia e cevada para silagem. “É uma oportunidade de o produtor ter renda no inverno e de trabalhar para uma boa estruturação do solo”, finaliza.

As informações são do Senar, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures