EUA: escassez e custo com mão de obra fazem crescer popularidade de robôs

O custo de não automatizar o processo de ordenha pode ser mais alto para alguns produtores de leite do que o de instalar ordenhadeiras robóticas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Robôs foram instalados em algumas fazendas leiteiras de pequeno e médio porte em todo os Estados Unidos, proporcionando força de trabalho mais eficiente e confiável e ajudando as empresas a se manterem viáveis. Além disso, dizem os agricultores, a tecnologia de ordenha robótica torna as vacas mais felizes e produtivas. 

Continua depois da publicidade

O custo de não automatizar o processo de ordenha pode ser mais alto para alguns produtores de leite do que gastar centenas de milhares de dólares, dizem os especialistas. A tecnologia substitui o pagamento por mão de obra, que é difícil de encontrar, cria tempo para outras tarefas agrícolas e coleta dados importantes sobre os animais. Talvez, acima de tudo, aumente o volume de leite produzido porque as vacas  são ordenhadas quando e com a frequência que desejam, embora não afete os preços do leite ao consumidor. 

O motivo pelo qual os robôs podem fazer sentido para muitas fazendas de pequeno e médio porte no Nordeste dos EUA é o desafio de encontrar trabalhadores confiáveis e uma infraestrutura desatualizada que torne as operações ineficientes, disse Richard Kersbergen, da University of Maine Extension. “Há muitos agricultores interessados, mas preocupados com os custos financeiros”, disse Kersbergen, que acaba de retornar de um estudo sobre fazendas na Holanda, onde disse que mais da metade usa ordenhadeiras robóticas devido aos altos custos trabalhistas. 

Quando uma vaca quer ser ordenhada, ela se dirige ao local, recebe ração e um braço sai da parede para lavar o úbere. Um laser faz a varredura do corpo da vaca e, em seguida, o braço coloca um copo em cada uma das quatro tetas, ordenhando-as individualmente. A tecnologia também coleta e armazena dados sobre a produção de cada vaca, temperatura corporal, peso e número de visitas ao sistema de ordenha, que os produtores podem verificar em seus computadores. 

As informações são do Agrolink.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?