ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índice de Confiança do Agronegócio: apesar de recuar 3,3%, patamar segue elevado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Os reflexos negativos da pandemia sobre a atividade econômica e a piora das projeções para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021 resultaram no recuo do Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela CropLife Brasil no primeiro trimestre.

No entanto, a nova colheita recorde de grãos nesta safra 2020/21 e os preços elevados de commodities como a soja e  o milho mantiveram o indicador em um patamar considerado elevado.

De acordo com os resultados divulgados ontem (13/05), o indicador caiu 3,3% em relação ao quarto trimestre de 2020 (121,4 pontos), para 117,4 pontos, e ficou 7,6% abaixo do patamar recorde observado entre julho e setembro do ano passado (127 pontos).

A escala do IC Agro vai de zero a 200, e 100 é o ponto neutro. O resultado é dimensionado a partir de 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas de todo o país. Cerca de 50 indústrias também são ouvidas.

O índice que mede especificamente a confiança dos produtores agropecuários teve apenas uma leve retração, passando de 127,6 pontos no quarto trimestre de 2020 para 126,7 pontos. Os agricultores continuam animados com colheita, preços e câmbio, ao passo que os pecuaristas seguem beneficiados pelas altas do boi gordo e do leite. Contudo, em ambos os casos, o aumento de custos permanece como o grande ponto de preocupação.

O indicador que inclui indústrias que atuam antes e depois da porteira, por sua vez, caiu de 116,9 pontos, no quarto trimestre de 2020, para 110,7 no intervalo entre janeiro e março, sob influência do atraso da colheita de soja.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint