A varejista britânica Tesco está mudando a embalagem de seus queijos duros com rótulo próprio para economizar 260 toneladas de plástico anualmente.
A economia foi feita com a mudança do formato de bloco quadrado tradicional para a embalagem retangular e também com a remoção do atual zíper selável.
Os novos tamanhos de embalagens de 400g estão substituindo as embalagens de 460g e tanto elas quanto as já existentes de 220g tiveram seu zíper reutilizável removido. Quase 40 linhas de queijos duros territoriais da própria marca da Tesco foram reformatadas.
A economia de plástico também será alcançada com o descarte da Tesco das bandejas de plástico, nas quais os queijos são entregues e serão enviados em um novo formato de papelão pronto para prateleira.
A empresa disse que o preço do quilo dos queijos não mudou. A mudança vem antes do período de compras festivo - a época mais movimentada do ano para as vendas de queijos - e a Tesco calcula que economizará 11 toneladas em plástico em apenas duas semanas antes do Natal.
O gerente de compra de queijo da Tesco, Peter Wood, disse: “Este é um movimento revolucionário para a indústria de queijo do Reino Unido, porque as icônicas embalagens de queijo em forma quadrada já existem há décadas. Mudando o formato da embalagem e também retirando o zíper que pode ser selado, poderemos reduzir a embalagem plástica dos queijos duros da nossa marca em até 41% em relação ao produto anterior, dependendo do tamanho do bloco. Outro benefício para os clientes é que esses novos tamanhos de embalagens mais grossas são mais fáceis de manusear, então, cortar, ralar e fatiar será mais simples.”
A mudança faz parte da estratégia 4R's (remover, reduzir, reutilizar e reciclar) em andamento do supermercado, criada para remover o excesso e o material não reciclável de seu negócio e reciclar o resto.
A Tesco estabeleceu para 2019 a meta de remover 1 bilhão de pedaços de plástico até o final de 2020 e, até agora, removeu permanentemente cerca de 800 milhões de pedaços, pois embalagens múltiplas enlatadas, tampas secundárias e os pequenos sacos usados para embalar frutas e vegetais soltos foram todos removidos.
No início deste ano, a empresa se associou à Loop em um teste que leva produtos às portas dos clientes em embalagens reutilizáveis, reduzindo o desperdício de plástico.
As linhas incluídas no movimento de reembalagem incluem: Tesco Extra Mature Cheddar 400g, Tesco Red Leicester 400g, Tesco Double Gloucester 400g, Tesco 50% Reduced Fat Mature Cheese 220g e Tesco Welsh Mild Cheddar 220g. Também estarão incluídos oito dos queijos Cheddar Creamelds 400g da marca Tesco. Os novos tamanhos de embalagem estão sendo enviados para todas as lojas da Tesco no Reino Unido.
Leia também > Sustentabilidade: cada vez mais uma condição necessária para a cadeia láctea.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.