De acordo com o CEPEA, os preços líquidos do leite para fazenda foram de R$ 1,45/L em março de 2020, comparado a R$ 1,48/L em março de 2019. Com esse valor, muitos agricultores estão lutando para obter margens positivas, resultando em menor uso de alimentos e redução de rebanhos.
Produção de leite segue em declínio
Após redução estimada em 1% no quarto trimestre de 2019 em relação a 2018, é provável que a produção tenha diminuído em pelo menos 1% também no primeiro trimestre de 2020 em relação a 2019 e está a caminho de novos declínios no segundo trimestre. Margens mais baixas continuam sendo um problema para os produtores, e alguns processadores estão incentivando uma produção menor em algumas regiões.
Seca no sul colabora com redução da produção
A falta de chuva no sul do Brasil causou atrasos no crescimento da forragem, o que impactará a produção no meio do ano. Tradicionalmente, a região sul do Brasil aumenta a produção de leite de maio a julho; no entanto, este ano, o aumento da produção será adiado além de ser menor.
Covid-19 tem um impacto significativo sobre os consumidores
O impacto da pandemia no consumo de alimentos e bebidas será muito significativo no primeiro e segundo trimestres, com medidas de distanciamento social em todo o Brasil, tendo impactos a longo prazo nos níveis de consumo, dependendo do aumento do desemprego e da gravidade da recessão. O Sebrae, uma agência privada que apoia pequenas e médias empresas, informou que até 600.000 pequenas empresas fecharam de forma permanente ou temporária no início de abril, o que pode significar um risco de 9 milhões de empregos.
Laticínios estão se ajustando durante a pandemia
As empresas de laticínios registraram um aumento nas vendas no varejo de produtos como mussarela, queijo prato e leite UHT, já que os consumidores aumentaram significativamente as compras de produtos básicos no período de quarentena. Produtos mais caros como iogurtes, sobremesas e queijo importado, caíram nas últimas semanas. As vendas de produtos em pontos de venda de alimentos caíram entre 70% e 90%, de acordo com as empresas entrevistadas pelo Rabobank, pois os restaurantes limitam a maior parte de seus negócios a entregas e reduzem seus estoques ao mínimo. As importações de laticínios caíram 30% até agora, enquanto as exportações aumentaram 16%, em parte como conseqüência do dólar mais forte.
Implicações do Covid-19
É necessário um decréscimo anual de 2% na produção de leite em 2020 para equilibrar a oferta e a demanda, dada a contração esperada na demanda doméstica e as importações mais baixas.
As informações são do Rabobank, traduzidas pela equipe do MilkPoint.
