Um aumento significativo nos custos de alimentação, devido a um real fraco, pressionou ainda mais as margens dos produtores de leite no segundo trimestre de 2020. Como o real se depreciou em cerca de 30% desde o início do ano, os custos de milho e farelo de soja em moeda local aumentaram significativamente, pois os preços domésticos de grãos estão fortemente correlacionados com os preços de exportação do dólar americano. Por conta disso, houve um aumento do preço do milho e da farinha de soja em 60% e 30%, respectivamente, no último ano. Ao mesmo tempo, os preços do leite na porteira estão em declínio.
De acordo com o CEPEA, os preços líquidos do leite para fazenda foram de R$ 1,45/L em março de 2020, comparado a R$ 1,48/L em março de 2019. Com esse valor, muitos agricultores estão lutando para obter margens positivas, resultando em menor uso de alimentos e redução de rebanhos.
Produção de leite segue em declínio
Após redução estimada em 1% no quarto trimestre de 2019 em relação a 2018, é provável que a produção tenha diminuído em pelo menos 1% também no primeiro trimestre de 2020 em relação a 2019 e está a caminho de novos declínios no segundo trimestre. Margens mais baixas continuam sendo um problema para os produtores, e alguns processadores estão incentivando uma produção menor em algumas regiões.
Seca no sul colabora com redução da produção
A falta de chuva no sul do Brasil causou atrasos no crescimento da forragem, o que impactará a produção no meio do ano. Tradicionalmente, a região sul do Brasil aumenta a produção de leite de maio a julho; no entanto, este ano, o aumento da produção será adiado além de ser menor.
Covid-19 tem um impacto significativo sobre os consumidores
O impacto da pandemia no consumo de alimentos e bebidas será muito significativo no primeiro e segundo trimestres, com medidas de distanciamento social em todo o Brasil, tendo impactos a longo prazo nos níveis de consumo, dependendo do aumento do desemprego e da gravidade da recessão. O Sebrae, uma agência privada que apoia pequenas e médias empresas, informou que até 600.000 pequenas empresas fecharam de forma permanente ou temporária no início de abril, o que pode significar um risco de 9 milhões de empregos.
Laticínios estão se ajustando durante a pandemia
As empresas de laticínios registraram um aumento nas vendas no varejo de produtos como mussarela, queijo prato e leite UHT, já que os consumidores aumentaram significativamente as compras de produtos básicos no período de quarentena. Produtos mais caros como iogurtes, sobremesas e queijo importado, caíram nas últimas semanas. As vendas de produtos em pontos de venda de alimentos caíram entre 70% e 90%, de acordo com as empresas entrevistadas pelo Rabobank, pois os restaurantes limitam a maior parte de seus negócios a entregas e reduzem seus estoques ao mínimo. As importações de laticínios caíram 30% até agora, enquanto as exportações aumentaram 16%, em parte como conseqüência do dólar mais forte.
Implicações do Covid-19
É necessário um decréscimo anual de 2% na produção de leite em 2020 para equilibrar a oferta e a demanda, dada a contração esperada na demanda doméstica e as importações mais baixas.
As informações são do Rabobank, traduzidas pela equipe do MilkPoint.