ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank: produção de leite precisa recuar 2% em 2020 para equilibrar oferta e demanda

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2020

2 MIN DE LEITURA

4
2

Um aumento significativo nos custos de alimentação, devido a um real fraco, pressionou ainda mais as margens dos produtores de leite no segundo trimestre de 2020. Como o real se depreciou em cerca de 30% desde o início do ano, os custos de milho e farelo de soja em moeda local aumentaram significativamente, pois os preços domésticos de grãos estão fortemente correlacionados com os preços de exportação do dólar americano. Por conta disso, houve um aumento do preço do milho e da farinha de soja em 60% e 30%, respectivamente, no último ano. Ao mesmo tempo, os preços do leite na porteira estão em declínio.

De acordo com o CEPEA, os preços líquidos do leite para fazenda foram de R$ 1,45/L em março de 2020, comparado a R$ 1,48/L em março de 2019. Com esse valor, muitos agricultores estão lutando para obter margens positivas, resultando em menor uso de alimentos e redução de rebanhos.

Produção de leite segue em declínio

Após redução estimada em 1% no quarto trimestre de 2019 em relação a 2018, é provável que a produção tenha diminuído em pelo menos 1% também no primeiro trimestre de 2020 em relação a 2019 e está a caminho de novos declínios no segundo trimestre. Margens mais baixas continuam sendo um problema para os produtores, e alguns processadores estão incentivando uma produção menor em algumas regiões.

Seca no sul colabora com redução da produção

A falta de chuva no sul do Brasil causou atrasos no crescimento da forragem, o que impactará a produção no meio do ano. Tradicionalmente, a região sul do Brasil aumenta a produção de leite de maio a julho; no entanto, este ano, o aumento da produção será adiado além de ser menor.

Covid-19 tem um impacto significativo sobre os consumidores

O impacto da pandemia no consumo de alimentos e bebidas será muito significativo no primeiro e segundo trimestres, com medidas de distanciamento social em todo o Brasil, tendo impactos a longo prazo nos níveis de consumo, dependendo do aumento do desemprego e da gravidade da recessão. O Sebrae, uma agência privada que apoia pequenas e médias empresas, informou que até 600.000 pequenas empresas fecharam de forma permanente ou temporária no início de abril, o que pode significar um risco de 9 milhões de empregos.

Laticínios estão se ajustando durante a pandemia

As empresas de laticínios registraram um aumento nas vendas no varejo de produtos como mussarela, queijo prato e leite UHT, já que os consumidores aumentaram significativamente as compras de produtos básicos no período de quarentena. Produtos mais caros como iogurtes, sobremesas e queijo importado, caíram nas últimas semanas. As vendas de produtos em pontos de venda de alimentos caíram entre 70% e 90%, de acordo com as empresas entrevistadas pelo Rabobank, pois os restaurantes limitam a maior parte de seus negócios a entregas e reduzem seus estoques ao mínimo. As importações de laticínios caíram 30% até agora, enquanto as exportações aumentaram 16%, em parte como conseqüência do dólar mais forte.

Implicações do Covid-19

É necessário um decréscimo anual de 2% na produção de leite em 2020 para equilibrar a oferta e a demanda, dada a contração esperada na demanda doméstica e as importações mais baixas.

As informações são do Rabobank, traduzidas pela equipe do MilkPoint. 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARLUCIO PIRES

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/05/2020

A importação caiu 30% apenas, mesmo com dólar a 6 reais? Era pra ter caído 100%, o leite nacional balizado com o importado como sempre foi. As grandes indústrias de leite cavaram sua própria sepultura enquanto desmotivavam o produtor de leite. Não vejo a produção aumentar, já que não compensa transformar milho e soja em leite. Boa sorte trabalhando com leite importado
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/05/2020

Pelo que entendi vai se pareçer com o mercado de trigo, com os moinhos importando grande parcela do trigo. Com esta diferença que o agricultor tem opção de plantar outras culturas, já o dono das vacas de leite só descarta pro abate uma vez seu plantel e deixa de produzir.
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2020

O Rabobank deveria aceitar as perdas nas atividades dela no setor lacteo europeu e não ficar mamando na teta da politica agricola européia e falando para o resto do mundo reduzir a producão.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2020

Se for só isso, já esta tudo resolvido. Entre queda de importações e queda da produção por desestimulo já ultrapassamos os 2% com folga...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures