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Queijo cottage e as suas oportunidades de crescimento no mercado de consumo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2018

5 MIN DE LEITURA

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Com as vendas de iogurte caindo, porém, com a demanda do consumidor por alimentos ricos em proteínas e com alto teor de gordura ainda em crescimento, várias marcas estão lançando versões atualizadas de queijo cottage. Este, vem se tornado uma opção para os amantes de iogurte que querem algo novo.

Na última década, o iogurte tem sido uma fonte de renda para a indústria de laticínios, com suas vendas crescendo de 7,8% a 10% de 2010 a 2013, de acordo com a análise de mercado da Packaged Facts. Mas com o passar dos anos, as vendas desaceleraram para apenas 3,4% de 2013 a 2014, e o Packaged Facts ajustou seu crescimento composto anual projetado até 2017 para apenas 2%. Parte dessa desaceleração se deve a uma base maior, o que dificulta o aumento de quase dois dígitos.

No entanto, a competição por alimentos ricos em proteína está em alta, incluindo, mais recentemente, o queijo cottage, e isso graças aos fabricantes, como Dean Foods e Green Valley Creamery, que estão dando reviravoltas inovadoras ao produto.

“As principais tendências do mercado - assim como as percepções do relatório elaborado pela Dean Foods - nos mostraram que os lanches estão substituindo as refeições e enfatizaram a importância da conveniência, com ingredientes reais e ricos em proteínas, todos os elementos encontrados no queijo cottage”, disse Marissa Jarratt, vice-presidente sênior de marketing e inovações da Dean Foods. Ao mesmo tempo, ela acrescentou que eles notaram que havia uma percepção do queijo cottage como um alimento antiquado e uma falta de ênfase em seus benefícios para a saúde. Além disso, a categoria em si sofreu com a falta de inovação, algo que as gerações mais jovens estão desejando em sua tomada de decisão sobre alimentos.

Jarratt explicou que a Dean Foods viu essa desconexão como "o perfeito ‘espaço em branco’ para fazer um lanche clássico e adicionar um toque para torná-lo excitante novamente".

Os DairyPure Mix-ins da empresa, que estão disponíveis regionalmente em todo o país, combinam frutas, nozes e queijo cottage em copos de 150 gramas. A linha atualmente inclui quatro sabores - mirtilo, pêssego e nozes, abacaxi com morango e amêndoas -, mas Jarratt espera mais lançamentos no futuro. "Ao 'misturar as coisas boas', estamos adicionando sabor e personalidade ao nosso produto e dando aos consumidores mais variedade e, finalmente, mais razões para voltar a consumir queijo cottage", disse a vice-presidente. “Nossa inovação Mix-ins, que expandiremos nos próximos anos, também pode ajudar a compensar uma categoria de iogurte enfraquecida, já que os consumidores procuram opções de lanches melhores e mais convenientes".

queijo cottage

Ela explicou que eles aproveitam a portabilidade e os sabores que atraem muitos compradores mais jovens, mais conscientes do milênio, para o corredor de iogurte. “Nossos recipientes de porção individual são convenientes para comer fora ou em casa, e a escolha de quatro opções de frutas frescas e nozes - que se diferencia das muitas alternativas decadentes - oferece a variedade que os compradores desejam.”

Ela acrescentou que o queijo cottage também poderia 'roubar o mercado de iogurte', oferecendo mais proteína do que o iogurte regular. “O DairyPure Mix-ins oferece mais de 15 gramas de proteína por recipiente e o produto é feito de ingredientes sem organismos geneticamente modificados e sem adoçantes artificiais. 

Embora haja inegavelmente espaço para crescimento, o DairyPure Mix-ins não está sozinho na categoria atualizada de queijo cottage. Entre os favoritos, incluem-se o Good Culture e o Muuna, ambos também oferecendo recipientes individuais que combinam queijo cottage com frutas e ingredientes salgados.

Green Valley Creamery oferece opção sem lactose

Outro recém-chegado à categoria é a Green Valley Creamery, que está oferecendo um queijo cottage orgânico sem lactose e FODMAP friendly (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis).

Este mês, a empresa, anteriormente Green Valley Organics, lançou seu queijo cottage sem lactose em copos de 340 gramas por um preço de varejo sugerido de US$ 5,29 como uma extensão do seu maior portfólio de iogurte sem lactose, kefir, creme de leite e cream cheese.

"Há milhões de americanos que desistiram de laticínios por causa de sua sensibilidade à lactose ou intolerância, mas, eles sentem falta", disse Rich Martin, vice-presidente de vendas e marketing da Green Valley Creamery. Ele explicou que a empresa acrescentou queijo cottage à sua linha de alimentos sem lactose porque eles veem apenas consumidores perguntando mais e mais sobre o mesmo.

Ele levantou a hipótese de que o interesse dos consumidores pelo produto decorre, em parte, do desejo de uma maior ingestão de proteínas, menos carboidratos e menos açúcar. Também, salientou que o queijo cottage cabe facilmente em diferentes partes do dia e ocasiões de consumo como base para um lanche doce ou salgado ou como ingrediente em um prato principal.

“O queijo cottage é uma espécie de couve de Bruxelas. Eu era uma criança nos anos 70 e lembro-me de tentar desesperadamente evitar o queijo cottage da mesma maneira que tentei evitar a ideia da minha mãe de couve de Bruxelas, que era horrível demais. Mas agora eu comeria couve de Bruxelas todas as noites se eu pudesse e é por causa da forma como são preparados - e o mesmo vale para o queijo cottage”, disse ele.

“Nossa marca oferece um dos melhores queijos cottage em termos de sabor já que não acrescentamos gomas ou espessantes. Não há goma guar. Não há carragenina. Não há goma xantana ou qualquer uma dessas coisas. Não há ácido láctico. Então, tem apenas um sabor mais limpo, e eu acho que isso está realmente contribuindo para a sua crescente popularidade”, completou.

Queijo cottage e suas barreiras

Enquanto possui um potencial significativo, o cottage também tem barreiras que precisam ser superadas. A principal delas é a - ainda - imagem antiquada do produto. Para superar isso, a Green Valley Creamery está tentando estimular a experimentação por meio de demonstrações e viralizações nas redes sociais. A empresa também está compartilhando receitas diferentes.

A Dean Foods também vai atrair consumidores mais jovens, alguns dos quais podem ter evitado a categoria anteriormente, valorizando seus benefícios nutricionais em uma campanha de marketing integrada e holística que começará em 2018 e continuará até o início de 2019.

“A campanha incluirá promoções de compradores na loja, conteúdo de mídia social e programas robustos com influenciadores. Também, ajudará a divulgar - para a geração mais jovem - os benefícios nutricionais do consumo do cottage, bem como, as variedades inovadoras que o Mix-ins oferece para ajudá-los a manter seu estilo de vida ativo”, concluiu Jarratt.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

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