ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: queijarias recebem registro do Serviço de Inspeção Municipal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

Duas queijarias do município de Ponte Alta, no Planalto Sul Catarinense, agora contam com o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A Queijaria Tobias e a Queijaria Maciel, que produzem o queijo artesanal serrano (QAS), receberam o título no dia 24 de maio. Os estabelecimentos são atendidos pela Epagri e fazem parte da Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense (Aproserra). “O registro no Serviço de Inspeção Municipal significa uma grande conquista e também uma tranquilidade para a comercialização do produto, já que ele poderá ser vendido para toda a região da Amures, devido ao convênio que o município de Ponte Alta possui com a Associação dos Municípios da Região de Lages. Isso ampliará as vendas e a receita da família”, afirma Fátima Farias Pereira, proprietária da Queijaria Tobias.

A construção das queijarias iniciou em 2015 com incentivo do Programa SC Rural. A Epagri realizou a capacitação dos produtores em diversas áreas, incluindo Boas Práticas de Fabricação, Boas Práticas Agropecuárias, manejo da ordenha e cursos relacionados à fabricação de produtos lácteos. “Agora, as famílias estão se organizando para dar entrada no Selo Arte, que atesta a autenticidade desses produtos como artesanais e permite ampliar a comercialização para todo o Brasil”, conta a engenheira-agrônoma Adelina Cecilia Berns, extensionista da Epagri em Ponte Alta.
 

Queijaria Tobias

Conduzida por Fátima e pelo esposo José Tobias Pereira, a queijaria localizada na comunidade de Cerro Verde I preserva uma tradição da família. O casal se dedica à criação de gado de corte e à fabricação de queijo há quase 30 anos. No início, o produto era fabricado na cozinha de casa, em um espaço pequeno, aproveitando o leite disponível na propriedade.

O sonho da família sempre foi ter um local próprio para a fabricação e, com apoio da Epagri e incentivo do Programa SC Rural, a queijaria se tornou realidade. O estabelecimento tem 26m² de área e a sala de cura tem capacidade para 200 peças. O queijo da família Tobias já participou de concursos e foi até premiado.
 

Queijaria Maciel

A história da Queijaria Maciel começou com o leite de apenas duas vacas. Elas eram ordenhadas embaixo de uma árvore e a pequena produção da família era vendida de porta em porta. Com o passar do tempo, a produção cresceu, a família fez cursos, construiu uma queijaria e aperfeiçoou a fabricação do produto, que inclusive já foi premiado. Há mais de 20 anos, essa é a principal fonte de renda do casal Idefonso e Rosa Maciel, que vive no Assentamento Anita Garibaldi.
 

Queijo Artesanal Serrano

O QAS é feito com leite de vacas de raças de corte ou mista alimentadas basicamente com pastagens nativas e tem maior percentual de gordura. A textura amanteigada, o aroma e o sabor que se acentuam com a maturação são características que diferenciam esse queijo dos demais artesanais do Brasil.

A história desse produto remonta a 1730, com o início do tropeirismo em Santa Catarina e o surgimento das primeiras propriedades rurais na Serra Catarinense. Além dos fatores culturais, humanos e históricos envolvidos, o clima, o solo, a altitude e a vegetação também contribuem para dar ao queijo um sabor único. Outro fator que diferencia o QAS é o processo produtivo, que se caracteriza por um saber-fazer transmitido de geração a geração por mais de dois séculos.

Em 2020, a região produtora de queijo artesanal serrano, que engloba 18 municípios catarinenses e 16 do Rio Grande do Sul, obteve reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) “Campos de Cima da Serra” na modalidade Denominação de Origem (DO).

As informações são do Epagri, adaptadas pela equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures