ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quatro motivos para adotar o leite em pó na sua rotina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2022

2 MIN DE LEITURA

7
5

O leite em pó é um alimento rico em vitaminas e minerais, mas, mesmo oferecendo vários benefícios a saúde, sofre com mitos e inverdades a seu respeito.

Fundamental na cesta básica da família brasileira, engana-se quem pensa que ele tem uma qualidade inferior ao leite UHT. A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alvoar Lácteos, Juliana Antunes, explica que o processo de produção do leite em pó não afeta o valor nutricional do produto, uma vez que é feito a partir da desidratação do leite pasteurizado, com controle da qualidade da matéria-prima.

O leite em pó tem 36% de proteínas, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, B9, B12, D, E e PP e aminoácidos. O produto também é rico em cálcio, fósforo, potássio, magnésio, sódio, enxofre, cloro e outros componentes úteis. Além dos benefícios para a saúde, o leite em pó tem outras vantagens. Entre elas a validade, a versatilidade, a facilidade de armazenamento e a economia de espaço. 
 

Validade 

Por conter um baixo teor de água, a validade do leite em pó é maior. São 12 meses de validade, quando comparado ao leite líquido, que possui apenas cinco meses de validade. Isso quer dizer você pode comprar o leite em pó que estiver com um bom preço e estocar o ano todo! Economiza dinheiro, tempo e também tem menos carga mental para se lembrar se o leite está acabando ou não. 
 

Versatilidade

É um produto muito versátil e pode ser consumido como acompanhamento de frutas, iogurtes, açaí e vitaminas. É excelente para ser usado no preparo de receitas de sobremesa como sorvetes, tortas, mousse, bolos, biscoitos. Além disso, é um coringa na cozinha, principalmente para engrossar molhos bechamel. E para quem gosta de café com leite, nada melhor do que deixar uma latinha de leite em pó ao lado da cafeteira. É só misturar e em segundos você tem uma bebida quentinha e cremosa como a das melhores cafeterias. 
 

Armazenamento

O leite em pó não precisa ficar na geladeira depois de aberto. Se estiver em local seco e arejado, pode ser consumido em até 15 dias. Para se ter uma ideia, o leite líquido precisa ser consumido em até 48 horas depois de aberto, mesmo guardado na geladeira. 
 

Economia de espaço

Com uma embalagem menor, você tem uma quantidade de leite muito maior ocupando menos espaço na sua cozinha. Por exemplo, uma embalagem de 400g de leite em pó irá render três litros de leite ao ser reconstituído com água, dessa forma é possível economizar o espaço de três caixas de leite líquido. 

As informações são da Assessoria de Imprensa da Alvoar Lacteos adaptadas pela equipe MilkPoint. 

milkpoint

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ERNANE PEREIRA DA SILVA

FORTALEZA - CEARÁ

EM 24/08/2023

A demonização do consumo do leite, e seus derivados, é uma ingratidão da humanidade para com esse fabuloso ítem alimentar que salvou gerações da fome e à desnutrição!
De fato, como ocorre em relação a outros alimentos, existem especifidades, entre grupos de pessoas, não gostar e, ou, não ter aceitação, por questões digestivas, quiçá de outra ordem; mas o problema que conduz à rejeição, está no indivíduo, e não no produto!
LIMA SILVA

NOVA IGUAÇU - RIO DE JANEIRO

EM 16/11/2022

Sou consumidor assíduo do leite em pó mas há muita dificuldade de encontrar o desnatado de várias marcas
JOELMA L L. RESENDE

EM 16/11/2022

Muito instrutivo,mas acho que faltou a parte dos produtos adicionados para conservar esse Leite até fora da geladeira e aberto.Valeu ! Tinha medo de consumi-lo
JESSICA ARANTES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/11/2022

Boa noite Joelma! Sou técnica em leite e derivados pela Cândido Tostes e trabalho com evaporação e secagem de leite. O leite em pó ou qualquer outro leite, não possui produtos adicionados para aumentar o shelf life do produto. Tudo é tecnologia aplicada. A água presente no produto favorece o crescimento de microrganismos que são responsáveis pela deterioração do leite (Aw alta). No caso do leite em pó, ele se torna um produto com validade muito mais ampla que os outros produtos justamente pelo fato dele não possuir água, sendo na realidade, no máximo 4% de umidade, permitido pela legislação. Em relação ao leite UHT, o que garante o maior tempo de prateleira é o processo aplicado, onde o leite é beneficiado e esterilizado (esterilização comercial) em uma temperatura onde não há possibilidade de desenvolvimento microbiológico e envasado em sistemas altamente controlados e esterilizados, garantindo assim a inexistência de microrganismos que possam degradar o produto que você está consumindo. Espero ter ajudado com sua dúvida! Abraços.
HENRIQUE NERY CIPRIANI

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 16/11/2022

Muito boas as observações! Aqui em casa, já há alguns anos, utilizamos principalmente o leite pó por causa dessas vantagens.
Uma dúvida que eu tenho é quanto ao balanço de carbono. Será que, por ser mais fácil de armazenar e transportar, o leite em pó tem um balanço de carbono melhor que o leite líquido?
CARLOS ALBERTO BARBOSA DE ARAÚJO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 16/11/2022

Excelente, são muitas opções e informações que eu não sabia e pode-se fazer várias coisas com ele, muito, mas muito bom mesmo, principalmente quando o leite liquido estiver em falta ou muito caro, pode-se comprar uma boa quantidade dele que vai ter leite por um bom tempo, diferente do liquido em que se consome muito rápido e o gasto e maior.
MÁRCIO FRANÇA FERREIRA

EM 16/11/2022

Gostei da informação, porém gostaria de saber o que é adicionado ao leite líquido o de caixinha, para ele ficar tanto tempo de uma caixa, gosto muito de leite, e gostaria de saber qual o mais saudável

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures