Um convênio assinado entre a Cooperativa de Bom Despacho (Cooperbom), o Banco do Brasil e a Gencenter (empresa mineira de transferência de embriões), com participação da Seapa, vai possibilitar a utilização de recursos do programa para o financiamento de mil e quinhentos embriões sexados (com sexo definido para fêmea) de matrizes F1 (também conhecidas como meio-sangue), que vão proporcionar a melhoria do rebanho leiteiro na região.
Além da compra dos embriões de F1, o produtor poderá financiar também a compra da vaca receptora, que funciona como "barriga de aluguel". Já foi iniciado o trabalho de preparação de 30 novilhas compradas e selecionados para serem as primeiras receptoras de F1 e que serão vendidas aos associados da Cooperativa, após a implantação dos embriões.
José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico estadual da Emater - MG, informou que a expectativa é de que a partir de janeiro de 2006, a cooperativa tenha condições de oferecer aos seus cooperados uma média de 40 vacas prenhas de embriões sexados F1, o que representariam, 500 animais ao ano. "Os animais F1 têm a melhor genética para a produção de leite nas condições de Minas, analisa. As vacas doadoras dos embriões foram selecionadas entre animais que produzem 8 mil litros de leite por lactação.
O convênio assinado em Bom Despacho não é o pioneiro no Estado. Um projeto semelhante já está em funcionamento em Unaí, com o fornecimento de embriões sexados de meio-sangue aos produtores rurais. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Silas Brasileiro, a intenção é de que esses convênios se expandam para atendimento a outras cooperativas no Estado. "O Propec é uma realidade dentro das características de produção da pecuária bovina em Minas Gerais. Ele retrata o que o pecuarista sinaliza como melhor para a sua produção", afirma o secretário.
Exames
Antes de receber os embriões, as novilhas passam por exames clínicos e sanitários. Após um período que varia de 45 a 60 dias, após a implantação, os animais são submetidos a um ultra-som para confirmar o sexo. Caso esteja prenha de um embrião fêmea, a novilha é vendida ao cooperado, que pode usar os recursos do programa para financiar a compra, com juros de 8,75% ao ano, no prazo de 5 anos, incluindo a carência.
Cada embrião F1 comprado dá ao produtor o direito a um certificado de origem e o histórico de produção da vaca que o gerou, garantindo assim, sua procedência e a sua qualidade. De posse dessa documentação, a cria poderá ser registrada na Associação Brasileira de Criadores da Raça Girolando.
O programa
O Propec é um convênio entre o Governo Estadual, por meio da Seapa e suas vinculadas, Banco do Brasil e entidades ligadas ao agronegócio que juntos, desenvolvem um programa de aplicação de crédito rural, que tem como público - alvo produtores rurais, pessoa física ou jurídica. O principal objetivo do Propec, que integra o Programa Referência de Qualidade da Seapa, é agregar qualidade e produtividade aos produtos da agropecuária. Sua proposta imediata é a elevação dos índices de produtividade e rentabilidade do rebanho bovino, melhoramento da produtividade de leite e da produção de bezerros de qualidade.
Minas possui um rebanho estimado em 21,6 milhões de cabeças de gado e conta com o maior plantel de vacas ordenhadas. O estado produz anualmente 6,4 bilhões de litros de leite e 880 mil toneladas de carne bovina, em 330 mil propriedades rurais, gerando cerca de 700 mil empregos diretos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seapa, adaptado por equipe MilkPoint
Propec está disponível no Centro-Oeste mineiro
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.