RS: programa visa aumentar produção de leite e bem-estar animal

Programa gera qualificação da alimentação do rebanho e melhor aproveitamento dos alimentos disponíveis. Saiba mais como é feita a orientação.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O objetivo de agricultores de Venâncio Aires, participantes do Programa de Dietas para Vacas em Lactação é qualificar a alimentação do rebanho a partir das potencialidades das propriedades rurais e, com isso, aumentar a produção de leite e do bem-estar dos animais.

Continua depois da publicidade

As ações são desenvolvidas em 20 propriedades consideradas Unidades de Referência Técnica (URT) e refletem o comprometimento de agricultores e extensionistas rurais, a partir de um olhar sistêmico, em melhor aproveitar os recursos e as aptidões das unidades de produção e gerar renda às famílias.

O extensionista rural, em visitas programadas, orienta nos controles gerenciais, no planejamento alimentar dentro da disponibilidade de alimentos perenes e anuais, no planejamento de manejo do rebanho leiteiro e cálculo nutricional.

Com base na metodologia desenvolvida pela Emater/ RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), denominada Sisleite, usa-se ferramentas técnicas e de trabalho, como mapeamento e aptidão do solo para o cultivo de pastagens, e estabelecer o planejamento das culturas para o fornecimento de alimento ao rebanho o ano todo a fim de evitar períodos de vazio forrageiro, no melhoramento genético e controle do rebanho e planilhas de cálculo de dieta ajustadas com a demanda alimentar das vacas em lactação.

"Nestas propriedades, o trabalho foi baseado em comprometimento do técnico em fornecer o acompanhamento periódico programado de visitas e da propriedade em realizar e executar os trabalhos necessários para o desenvolvimento da atividade produtiva da bovinocultura de leite”, explica o extensionista rural Diego Barden dos Santos.

O início da atuação na propriedade começa pela organização da alimentação, verificando a quantidade de animais, a quantidade e o valor nutricional dos alimentos disponíveis. “É uma estratégia simples, mas que gera ótimo resultado”, avalia.

Continua depois da publicidade

Conforme Santos, a dieta equilibrada do rebanho, passo seguinte, está diretamente vinculada ao balanceamento dos alimentos fornecidos para os animais usando um software ou planilha, chamada de Boviter Leite, para realizar esta recomendação. “Ajustes de consumo de matéria seca, fibra, energia e proteína são os balanceamentos nutricionais mais importantes neste início de trabalho. Com este ajuste, começa-se a gerar ótimos resultados em saúde”, observa.

Associado ao trabalho de nutrição, também é desenvolvido o controle do rebanho, que é a organização das anotações sobre datas dos partos, inseminações, secagem das vacas e períodos pré-partos, para buscar o melhor desempenho dos animais no gerenciamento da reprodução do rebanho. Outra ação estimulada é a melhoria da qualidade genética do rebanho.

As informações são do Jornal da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?