FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Programa Balde Cheio da Embrapa recebe Prêmio LIDE Agronegócio

Com foco em capacitação de técnicos em pecuária intensiva de leite e no aumento de renda de milhares de produtores em todo o Brasil, o programa Balde Cheio, da Embrapa, recebeu o Prêmio LIDE Agronegócio, na sexta-feira (04), na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O Grupo de Líderes Empresariais do Agronegócio premiou além da Embrapa, o Centro de Cana IAC e a UNESP Botucatu na mesma categoria.


Pesquisador Artur Chinelato de Camargo recebe prêmio LIDE Agronegócio pelo Balde Cheio

A solenidade ocorreu durante o 8º Fórum LIDE de Agronegócios, em Ribeirão Preto (SP), com a presença de autoridades públicas, pesquisadores, empresários e investidores.

O pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste, foi quem recebeu a premiação. Para ele, idealizador e disseminador do Balde Cheio, o prêmio é o reconhecimento pelos anos de trabalho e pela contribuição ao agro brasileiro e para a vida dos pecuaristas, especialmente dos pequenos produtores rurais.

De acordo com a presidente do LIDE Agronegócio, Mônika Bergamaschi, a escolha se deu pelos expressivos resultados obtidos nesses 21 anos do programa. “Ciência transformada em tecnologia acessível e aplicável, para que os produtores melhorem a gestão, aumentem a produtividade e tenham rentabilidade na atividade leiteira”, disse.

Para Mônika, o Balde Cheio é um exemplo de como capacitar a assistência técnica e sensibilizar os pecuaristas para o uso das tecnologias, práticas e processos agrícolas e zootécnicos. “O monitoramento contínuo das atividades tem demonstrado a importância e a abrangência do programa”, ressaltou.

Balde Cheio

Criado há 21 anos, o programa de transferência de tecnologia está em mais de 1200 propriedades em 13 estados brasileiros. Aproximadamente 200 profissionais estão em treinamento contínuo e contribuem para transformar fazendas leiteiras não lucrativas em propriedades rentáveis e sustentáveis.

O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural em produção intensiva de leite, promover a troca de informações sobre aplicação de tecnologias e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção leiteira.

A capacitação e a troca de informações ocorrem na propriedade rural, transformada em sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Também há aulas teóricas para extensionistas e produtores nas regiões de atuação do programa.

A UD recebe visita dos técnicos e instrutores do Balde Cheio. De acordo com a realidade e evolução de cada propriedade, haverá aplicação de tecnologias para a melhoria da produtividade, o manejo adequado e o desenvolvimento sustentável. As unidades demonstrativas ainda recebem visitas de produtores da região periodicamente. Dessa forma, mais pessoas são alcançados pelo programa.

LIDE

Fundado no Brasil, em 2003, o Grupo de Líderes Empresariais reúne executivos dos mais variados setores de atuação para fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.