ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores garantem classificação em concurso de queijo Canastra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

O XXII Concurso Municipal de Queijo Minas Artesanal Canastra de São Roque de Minas, realizado em 6 de maio, consagrou entre seus cinco finalistas três produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, assistidos pelo técnico de campo Júlio César Moreira.

O concurso anual, organizado pela Emater, tem o apoio da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), SerTãoBras e prefeitura. O evento reuniu 21 produtores e as queijarias classificadas participarão dos concursos regionais e estaduais.

O objetivo desse projeto é estimular a produção, incentivar a melhoria da qualidade, promover a agregação de valor, incentivar a legalização das queijarias e dar maior visibilidade a essa cadeia produtiva específica. Os jurados avaliaram a apresentação com formato e acabamento; textura com olhaduras e granulação; coloração; consistência com dureza/untura e paladar.
 

ATeG

Entre os integrantes do ATeG Agroindústria, José Gabriel da Silva, da queijaria Tradição da Canastra, ficou em 2º lugar no concurso. O produtor integra o primeiro grupo de ATeG do município e está encerrando o ciclo de dois anos de assistência técnica e gerencial pelo Sistema FAEMG.

José Gabriel enfatiza que a sua participação no ATeG foi muito boa, pois trouxe uma nova maneira de organizar o trabalho e analisar os resultados alcançados. “Quando iniciamos, estávamos vivendo um momento difícil e hoje o pequeno produtor atravessa outras dificuldades com o preço dos insumos no patamar em que estão. O preço do queijo não acompanhou esses aumentos”. Para José Gabriel, a sua queijaria alcançou um novo espaço com a assessoria do Júlio. “Com o treinamento dele melhoramos muito”.

A queijaria Tradição da Canastra já havia conquistado prêmios em 2017, mas, após esse período, ficou um pouco “apagada”, segundo o produtor. Com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, o negócio tem retomado participações em concursos. Em 2021 conquistaram a prata no concurso de Araxá e ficaram bem classificados no concurso estadual. A conquista do segundo lugar em São Roque de Minas é muito comemorada, pois o concurso é muito disputado. “Esse resultado é de toda equipe. Estamos voltando a um lugar que sempre sonhamos e agradeço a assessoria do SENAR por nos dar novas oportunidades. O pequeno produtor precisa muito dessa ajuda”.
 

Quarta colocação

Entre os participantes do concurso também foram classificados entre os cinco finalistas os produtores Maria Aparecida de Freitas Pereira, a Cidinha, e Jadir da Costa Pereira, da Queijaria J&C, em 4º lugar. Com experiência em outros concursos, em 2021 eles conquistaram medalha de bronze no concurso de queijos realizado na França. Cidinha destaca a importância desses eventos para a divulgação das queijarias e para a busca pelo constante aperfeiçoamento. “É muito importante ver o resultado do nosso trabalho”.

Com nove meses de ATeG, a produtora enfatiza que a assistência técnica e gerencial tem sido muito importante para a gestão da atividade, para o aperfeiçoamento das práticas de fabricação e para divulgação dos produtos.
 

Quinta colocação

A equipe da Queijaria Estrela, comandada por Neila e Edinar, estreou bem. Já no primeiro concurso que se inscreveram garantiram a quinta colocação e estão preparados para os outros que virão. Com apenas dois meses no Programa de Assistência Técnica e Gerencial, eles conseguiram realizar todos os trâmites e já integrar o rol dos participantes do concurso.

Apesar do pouco tempo no ATeG, a fazenda Estrela mantém uma tradição de 70 anos na fabricação do queijo Canastra. O proprietário, Aécio de Oliveira, destaca que esse resultado só foi possível devido a dedicação da sua equipe, Neila e Ednar, com o apoio do Júlio, técnico do ATeG. “A nossa proposta é produzir cada vez melhor”.

As informações são do Faemg, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures