FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores dobram a produção através do Pró-Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/01/2021

1 MIN DE LEITURA

0
2

Em 2017, o pecuarista João Hernandes Zara procurou o sindicato rural de Santa Fé do Sul para participar do Programa de Capacitação no Manejo Intensivo de Produção Leiteira, o Pró-Leite, do SENAR-SP. Produtor de leite no município de Santana da Ponte Pensa-SP, João conta que após passar pelo programa, sua produção saltou de 150 litros/dia para 350.

O Pró-Leite é um programa realizado pelo SENAR-SP, no qual pequenos produtores são capacitados no manejo intensivo de produção de leite a pasto, visando aumentar a produção e diminuir os custos da propriedade.

Para aumentar a produção de leite, João conta que investiu na compra de vacas, em melhoramento genético, com inseminação artificial e implantou o sistema de pastejo rotacionado, no qual os animais se revezam em piquetes para se alimentarem de pastagens, uma técnica utilizada para intensificar a produtividade. 

Zara comentou os benefícios do Pró-Leite para os produtores que participam do programa: "O SENAR-SP ensina tudo, desde plantio de pastagem, alimentação animal, sanidade, genética. O curso foi essencial porque a gente acha que está fazendo a coisa certa, mas depois aprende que existem outras formas de fazer ainda melhor", finalizou.

Para Emerson Ronaldo Assi, coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, a atividade da pecuária leiteira em São Paulo é muito desenvolvida. Ainda segundo o coordenador, mesmo munido de conhecimento, o produtor precisa se manter sempre atualizado para melhorar os resultados. "O intuito é fixar o produtor rural no campo, com bem-estar físico, financeiro e social", explicou Emerson.

Os produtores que participaram do programa, que é gratuito, aprenderam detalhes sobre planejamento e gerenciamento da propriedade, formação e manejo intensivo da pastagem, manejo e qualidade de leite e boas práticas agropecuárias.

O SENAR-SP oferece o Pró-Leite em diversos municípios do estado de São Paulo que tenham atividade voltada para a pecuária leiteira. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural da sua cidade.

As informações são do Faesp Senar.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint