Cinco principais itens no custo de produção de uma propriedade leiteira |
Atualizado em 11/01/2021
Quais são os principais itens no custo de produção numa fazenda de leite?
A pecuária leiteira hoje passa por uma evolução tecnológica na qual além de entregar produtos em quantidade e qualidade, o produtor rural precisa desenvolver técnicas de aprimoramento tanto no âmbito de produção quanto no gerenciamento financeiro de sua propriedade.
É cada vez mais comum deparar-se com fazendas fechando no vermelho ou produtores que abandonam a atividade por falta de viabilidade econômica no negócio. Veja a frase abaixo:
“...a cada 11 minutos estamos perdendo um produtor de leite.” (Paulo Martins – chefe geral da EMBRAPA)
Uma vez que o preço do leite não se encontra nas mãos do produtor, este precisa saber gerenciar as variáveis que estão sob seu domínio, ou seja, aquelas encontradas da porteira para dentro. Logo, é necessário trabalhar no controle dos itens que mais impactam nos custos da atividade.
Afinal, quais são os principais itens de um custo de produção numa fazenda de leite?
Na figura abaixo, está demonstrado os principais itens do custo de produção de um grupo de fazendas assistidas pela equipe do PDPL.
Eles são, em ordem de importância:
Outros custos, envolvem diversas despesas como despesas com aleitamento, reformas, impostos...
Nesse gráfico, ainda ressaltamos que a Margem Bruta obtida é de 26%, ou seja, após a retirada dos custos operacionais efetivos nos resta 26% da Renda Bruta do leite.
Figura 1 - Dados econômicos de 45 fazendas do PDPL no período de maio/19 a abril/20 corrigido pelo IGP-DI de setembro/2020
Agora iremos discutir estratégias para controlar esses custos:
Os concentrados representam o maior gasto dentro de uma propriedade e podem ter grande impacto na rentabilidade do produtor. Dessa forma, é muito importante implementar medidas voltadas à diminuição de gastos com este item. Dessas medidas, podemos citar:
É essencial fazer uso de manobras que maximizem a eficiência dos colaboradores, facilitando o dia a dia de forma que possam trabalhar com o maior número de animais e, consequentemente, maior volume de leite/dia. Preconiza-se valores superiores a 20 vacas/dh e 400L/dh. Para isso, ressaltam-se estratégias como:
Neste item é indispensável trabalhar com a prevenção e com a rápida e correta identificação das enfermidades que possam acometer os animais, bem como a execução adequada do seu tratamento, sendo, desta forma, importante que a mão de obra esteja qualificada para tais funções.
Segue abaixo (Figura 2) um quadro que serve de referência para os valores citados acima! Estar dentro desses padrões significa que sua chance de sucesso é grande! E você, produtor, está conseguindo alcançar esses índices?
Figura 2 - Indicadores Benchmark para pecuária leiteira.
Visto os pontos acima, pode-se concluir que a busca pelo aumento de produtividade, tanto do leite quanto das forragens, mantendo-se os gastos equilibrados, pode auxiliar de forma significativa na diluição dos custos.
Dessa forma, o produtor deve se ater às medidas que possam ajudá-lo a ter maior retorno econômico, focando nos custos que possuem grande impacto na renda bruta.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!
TOMAZ DE PAULA MELO
PRISCILA CARLA DE MATOS
23 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
|
NELSON JESUS SABOIA RIBASGUARACI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 15/01/2021
Muito bom! Pelo menos alguém se preocupando em fazer levantamentos dos custos de produção, para que os produtores possam ter uma referencia de mercado e buscar mais eficiência. Esse estudo cita 5 itens que podem consumir 75% da Renda Bruta da atividade de produzir leite. Imagino que no item Concentrado já estão incluídos os minerais, e no item volumoso estejam considerados os insumos necessários para a produção dos mesmos. Existem itens de manutenção dos equipamentos e instalações que também são importantes e que deverão ser cobertos pelos 25% da RB. Numa produção leiteira o custo de reposição do rebanho é alto, seja com a cria e recria ou compra de matrizes, isso também tem que ser coberto pelos 25% que sobram. Não é fácil de fechar as contas sem ter um sistema muito ajustado e escala de produção adequada. Mas é a realidade . Obrigado pelas informações.
|
![]() |
EVERTON LUIZ REISMIRASSOL - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 13/01/2021
Excelente artigo. O uso de tecnologias que promovam o aumento da produção de leite, com certeza, ajudam na diluição dos custos, como dito por vocês. Vocês tem o cálculo de quanto o uso de Lactotropin pode ajudar na diluição desses custos? Obrigado
|
![]() |
JEAN DE PINHO MENDESPARNAÍBA - PIAUÍ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 12/01/2021
Parabéns pelo artigo, Tomaz! Leitura agradável e direta ao ponto!! Muito interessante o destaque à facilitação do trabalho para a mão de obra, aumentando o rendimento, bem como a produção de volumoso de qualidade, reduzindo o gasto com concentrado. Abraço!
|
![]() |
ANDERSON DE OLIVEIRAJUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 12/01/2021
Muito bom o artigo.
De fato é assustador e alarmantes a estatística que: "a cada 11 minutos se perde um produtor de leite". Nós como técnicos detentores de conhecimento, bem como os órgãos governamentais têm por obrigações não deixar a atividade leiteira ser sucateada, principalmente a nível de agricultura familiar. |
![]() |
IVAN P.O. GOMESLAGES - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO EM 12/01/2021
Artigo bem pratico e objetivo. Porém fiquei com algumas dúvidas sobre a metodologia empregada:
RB = Receita Bruta da Atividade ? De que forma foi considerada a RB? 1. Leite comercializado . 2. Leite produzido. 3. Venda de animais . |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro