Cerca de 300 pequenos produtores de leite, segundo estimativa da Polícia Militar, de cinco estados (SC, MG, RS, GO E PR) e do Distrito Federal fazem hoje manifestação em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Organizados pela Via Campesina, articulação que congrega os movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), dos Atingidos por Barragens (MAB) e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os produtores querem discutir com o ministro da Agricultura a crise leiteira e a Instrução Normativa 51/2002, que trata da necessidade de aperfeiçoamento e modernização da legislação sanitária federal sobre a produção do leite.
De acordo com Altair Bunde, da direção nacional do MPA, o protesto é contra as políticas adotadas pelo governo para os pequenos produtores de leite.
Em ato simbólico, os agricultores pretendem lavar com leite as calçadas do ministério em protesto contra os baixos preços. Eles estão dispostos a passarem todo o dia e a noite acampados em frente ao ministério até serem recebidos por Rodrigues.
"Para nós, está uma situação muito difícil. Milhares de pequenos agricultores ameaçam abandonar o campo com as políticas e normas impostas pelo ministério no que diz respeito à Instrução Normativa 51 e à política de importação do produto", afirmou Bunde.
Altair disse ainda que o preço do litro de leite no Brasil, que deveria ter subido, caiu em média R$ 0,30. "Tem agricultor no estado de Goiás recebendo apenas R$ 0,19 por litro", acrescentou.
A Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura informou que será designado um interlocutor para receber os manifestantes.
Fonte: Invertia, adaptado por Equipe MilkPoint
Produtores de leite protestam em frente ao Mapa
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.