Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

SC: produtores de leite continuam com problemas de comercialização

O problema que os produtores de leite vêm enfrentando em Santa Catarina (SC) e no Brasil continua. Entenda as razões levantadas pela Fecoagro, aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 22/08/2023 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 1

O problema que os produtores de leite vêm enfrentando em Santa Catarina (SC) e no Brasil continua na ordem do dia. Entidades do setor, que representam os agricultores e as indústrias, afirmam que a recente medida anunciada pelo governo federal para aumentar a tarifa de importação, visando reduzir a entrada de produtos de outros países, não resolve o problema.

Os recursos anunciados pelo governo federal, no valor de R$ 300 milhões para a compra de leite em pó, a fim de reduzir a oferta e tentar valorizar o mercado interno, são insignificantes diante da grande oferta e das importações. 

Continua depois da publicidade Agroceres

A decisão de cancelar normas anteriores que facilitavam as importações também não resolve. Primeiramente, porque não afeta os países do Mercosul – Argentina e Uruguai – e em segundo lugar, porque os produtos contemplados são derivados do leite, representando uma parcela insignificante do total da produção. 

A Faesc – Federação da Agricultura de SC – está preocupada com a situação, conforme relata o presidente José Zeferino Pedrozo. 

Por sua vez, a indústria de lácteos também não concorda com os volumes excessivos de leite que estão sendo importados do Uruguai e da Argentina, com preços abaixo do custo de produção no mercado brasileiro.

O presidente do Sindileite (Sindicato das Indústrias de Laticínios de SC), Selvino Giesel, afirma que a cadeia local do leite está sendo desestruturada, com muitos produtores deixando a atividade e diversas indústrias entrando em recuperação judicial. Ele ressalta que a entrada de leite importado reduz temporariamente o preço ao consumidor, mas em breve, sem a produção interna, as importações se tornarão mais caras e o consumidor pagará um preço mais elevado. Cabe ao governo administrar a situação, diz o presidente do Sindileite. 

Selvino Giesel também entende que é difícil suspender todas as importações dos países do Mercosul devido a acordos de mercado que estabelecem alíquota zero para a entrada de leite no mercado brasileiro. No entanto, ele enfatiza que o governo brasileiro precisa adotar medidas efetivas de proteção ao produto local e apresenta as sugestões do Sindileite e da Aliança Lacta Sul brasileira. 

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Em Brasília, ocorreu o Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, um evento promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, com apoio do Sistema OCB, CNA e Abraleite, além de outras 14 entidades de representação do setor leiteiro, na Câmara dos Deputados.

Houve uma mobilização para alertar o governo federal sobre os problemas atuais enfrentados pela cadeia de lácteos, principalmente o alto volume de importações. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a mobilização dos produtores, destacando que a coesão da classe é fundamental para dialogar com atores estratégicos do governo em busca de soluções rápidas. 

Na ocasião, foram apontadas poucas medidas para garantir a prosperidade e a manutenção da renda das mais de um milhão de propriedades rurais que produzem leite. O encontro contou com a participação de vários parlamentares da Frencoop, representantes de cooperativas agropecuárias, produtores rurais e outros atores-chave para a construção de soluções visando ao aprimoramento da cadeia de produção de leite. 

As informações são da Fecoagro, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roney Jose da Veiga
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2023

Governo federal não toma atitude para barrar importações porque NAO QUER! O acordo do Mercosul fala que produtos produzidos em condições de ISONOMIA, não tem taxação de importação, o que NÃO é o caso do leite, pois as condições de produção na Argentina e Uruguai são diferentes das nossas, principalmente no tocante ao custo, logo pode-se aplicar uma taxa de compensação, igual os hermanos aplicam ao nosso Açúcar!!! E essa medida de comprar leite em pó é nada mais que por na mão das indústrias que importam o dinheiro para pagar o próprio leite em pó importado!!! Ridículo!! Nefasto!!!
Eliseu Nardino
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 22/08/2023

Muita saliva pra nada, falar até papagaio fala

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/08/2026

Girolando leva genética brasileira para a Guatemala

31/07/2026

RJ: vaca quebra recorde estadual ao produzir 100 kg de leite em duas ordenhas

05/08/2026

Fazenda no semiárido baiano aumenta produção de leite em seis vezes com manejo forrageiro

04/08/2026

Semiárido pode recuperar protagonismo na produção de leite com novo projeto da CNA e Embrapa

06/08/2026

Índia anuncia plano para expandir a pecuária de leite com melhoramento genético

06/08/2026

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite
Leite no Nordeste

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha
Giro de Notícias

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado
Giro de Notícias

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?
Produção de leite

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado
Giro de Notícias

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?