Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Produção de leite sustentável: quais os caminhos?

Produção de leite sustentável: quais os caminhos? O ultimo painel do Interleite Experience abordou uma produção de leite sustentável. Saiba mais aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 12/08/2021 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Nesta quinta-feira (12/08), realizamos nosso último dia do Interleite Experience, um evento que proporcionou aos mais de mil inscritos uma maratona de novos conhecimentos envolvendo tecnologia manejo aplicados na produção leiteira.

Com o oferecimento da Lactotropin, encerramos nosso evento com o painel sobre “Sustentabilidade e meio-ambiente na produção de leite.” Júlio Palhares, graduado em Zootecnia pela Unesp/Jaboticabal, Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Unesp/Botucatu e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/São Carlos e Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, iniciou o painel abordando a utilização dos resíduos na pecuária leiteira.

Palhares pontuou que no passado os resíduos eram vistos como um problema. Contudo, para Júlio, a visão de futuro é “entender estes resíduos como um insumo e que eles são uma consequência do sistema de produção.”

Júlio também salientou que é preciso “entender o solo como um recurso natural, capaz de receber aporte de matéria orgânica.” Nesta perspectiva, frisou que “o meio-ambiente deve ser manejado cotidianamente para que tenhamos o equilíbrio (que é possível) entre produção de alimentos e meio-ambiente.”

Sobre a utilização de recursos naturais, João Luis dos Santos, Mestre em engenharia agrícola pela FEAGRI/UNICAMP, consultor, instrutor e palestrante sobre gestão de recursos hídricos pela Especializo, atuando há mais de 15 anos na produção animal, trouxe a água como um importante pilar de uma produção de leite sustentável e sua relação com o bem-estar e produtividade animal.

Continua depois da publicidade Agroceres

Santos explicou que “uma água de qualidade é aquela que não oferece nenhum tipo de perigo ou risco para a produção leiteira e saúde animal.” Neste sentido, ressaltou que “uma água de má qualidade pode afetar a ingestão, por exemplo. Se o animal ingere menos água, consequentemente pode haver redução na produção e na produtividade.” João Luis completou dizendo que “além disso, a menor ingestão de água pode aumentar a mortalidade de bezerros, casos de mastite, entre outros problemas.”

Em relação ao aproveitamento dos dejetos dos bovinos leiteiros, Marcelo Henrique Otênio,  graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina - PR, UEL, professor e orientador do curso de mestrado em ciência e tecnologia do leite, UFJF/Embrapa Gado de Leite/ILCT, e no curso de mestrado e doutorado em biodiversidade da UFJF, abordou a utilização de biodigestores.

Ao início de sua palestra, Marcelo disse que “a vaca produz leite, energia e alimento para as plantas.” Neste contexto, Otênio pontuou que os dejetos dos bovinos leiteiros podem causar problemas ambientais, mas que também podem ser tratados como “insumo para a agricultura e produção de energia limpa.”

Deste modo, em sua apresentação, Marcelo apresentou e explicou a dinâmica dos biodigestores, como o modelo indiano, canadense e alemão. Além disso, mostrou trabalhos da Embrapa Gado de Leite sobre a co-digestão, isto é, trabalhar com a possibilidade de o biogestor do produtor receber outros resíduos além do esterco bovino.

Continuando nossas palestras sobre sustentabilidade e meio-ambiente, Osvaldo Stella, Diretor do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazonia (IPAM, co-fundador da iniciativa verde que trouxe para o Brasil o primeiro selo de compensação de emissões de gases do efeito estufa com restauração de florestas nativas - Carbon Free, ministrou a palestra “Carbono zero na produção leiteira.”

Stella apresentou o fluxograma do projeto Carbon Free, o qual é composto pelas seguintes etapas: diagnóstico (mensuração e remoção das emissões de carbono); planejamento das estratégias de redução e compensação do carbono); implementação das estratégias adotadas; monitoramento do resultado e compartilhamento do resultado.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Dessa forma, Osvaldo explicou que o processo de certificação de Carbon Free “começa com as emissões de carbono e depois é feita a compensação destas emissões com a restauração florestal.”

Mas, sabemos que, além do aspecto ambiental, também é necessário um olhar especial para a gestão da produção e reprodução das vacas. Dessa forma, Everton Luiz que é Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo e Gerente de Produto da Lactotropin/Posilac Agener União Saúde Animal, abordou esta temática.

Everton enfatizou a utilização de manejo para a melhora na produção de leite e ressaltou a importância da utilização do bST. “A ideia é que as vacas produzam durante toda a lactação, uma quantidade de leite alta assim como no pico. E além de quantidade, um leite de qualidade,” disse.

Saímos deste painel com a certeza que é a produção de leite sustentável é essencial e com diversos caminhos! Encerramos nosso evento com a missão de ter levado o que há de mais novo na ciência diretamente para a rotina no campo. Temos certeza de que na pecuária leiteira, existirá o antes e depois do Inteleite Experience!

Não participou do evento? Não se preocupe, ainda dá tempo, se inscreva agora! Entre no site, confira a programação completa e faça sua inscrição. Lembrando que você não perde nada, visto que os conteúdos ficarão disponíveis por 90 dias após o evento!

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

14/11/2025

Conseleite/MT: divulga valor de referência do leite a ser pago em novembro/25

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?