Após quase três anos de mudança de prioridades, a indústria de lácteos está começando a priorizar o desenvolvimento de novos produtos e a inovação novamente.
A Cypress Research, Kansas City, Mo., conduziu uma pesquisa confidencial com processadores de lácteos dos EUA em nome da Dairy Processing para determinar as tendências da indústria em inovação e desenvolvimento de produtos.
A Dairy Processing forneceu uma amostra representativa de seu banco de dados de assinantes para uso na pesquisa do setor. A pesquisa online foi enviada a profissionais de processamento de lácteos – principalmente aqueles em funções de pesquisa e desenvolvimento – em julho e agosto de 2022.
A pesquisa incluiu 113 entrevistados, 50% dos quais com empresas com vendas anuais de US$ 100 milhões ou mais que fabricam queijo, produtos fermentados/iogurte, sorvete e leite fluido. Os participantes eram principalmente de pesquisa e desenvolvimento/ciência de alimentos (35%), operações (23%) e gerenciamento executivo (22%).
Os entrevistados representam um corte transversal dos principais produtos processados, incluindo queijo (50%), produtos fermentados/iogurte (35%), sorvete (33%), leite fluido (32%) e sobremesas congeladas (21%).
“Neste estudo, usamos critérios de qualificação direcionados”, disse Marjorie Hellmer, presidente da Cypress Research. “Eles tinham que ser profissionais de processamento de lácteos que pudessem responder a perguntas sobre o desenvolvimento de produtos e tendências de P&D de suas empresas. Portanto, as funções de trabalho que dominam a amostra do estudo serão P&D, algumas operações e alguma gerência executiva.”
Cerca de um terço dos entrevistados nesta amostra de estudo relataram seis ou mais instalações de processamento, enquanto um quarto da amostra é um co-fabricante ou obtém seus produtos de um co-fabricante.
O foco do estudo tinha três áreas principais, a primeira das quais era inovação de produtos e tendências no processamento de laticínios, bem como tendências em invenções ou verdadeiros “produtos revolucionários” novos no mercado. Isso normalmente envolve a introdução de um novo produto ou uma nova marca versus inovação, que Hellmer classificou como produtos de ajustes dentro de marcas existentes e dentro de categorias existentes para empresas.
A pesquisa também tocou na formulação, que inclui a adoção de novos ingredientes dentro de marcas e produtos existentes e extensões de linha.
Embora os dados tenham sido coletados no meio do ano, os participantes foram questionados sobre as tendências pré-pandêmicas, durante a pandemia e nos próximos 12 a 18 meses. “Mesmo com a gente trabalhando no meio do ano, pedimos a eles que projetassem suas prioridades de desenvolvimento de produto até o final do ano que vem”, disse Hellmer. “Então, isso nos dá uma linha de visão até o próximo ano.”
Imagem: Sosland Publishing Co.
Recuperação pós-pandemia
De acordo com a pesquisa, antes da pandemia, 77% dos entrevistados disseram que estavam focando na inovação de novos produtos dentro de marcas ou categorias existentes. Embora esse número tenha caído para 46% durante a pandemia, ele se recuperou – 76% dos entrevistados disseram que a inovação será uma prioridade no próximo ano.
Essa recuperação foi ainda mais significativa quando se trata de atualizar formulações e usar novos ingredientes nas marcas existentes – apenas 57% dos entrevistados disseram que era uma prioridade pré-pandemia, enquanto 65% disseram que é um foco pós-pandemia.
Um dos pontos de dados mais notáveis comparando as prioridades pré-pandêmicas às pós-pandêmicas está na economia de custos de ingredientes e formulações. Antes de 2020, 65% dos entrevistados disseram que essas economias de custo eram uma prioridade. Olhando para o próximo ano, esse número saltou para 81%.
“Durante o auge da pandemia, podemos ver de maneira geral essa redução drástica na atividade do departamento de P&D”, disse Hellmer. “Tudo meio que recuou, exceto a economia de custos, que começou a aumentar. A inovação realmente encolheu como foco da empresa. Até a formulação sofreu um grande golpe, quase um golpe de 10 pontos desde a pré-pandemia até o auge dos níveis pandêmicos.”
Durante a pandemia, houve um retrocesso dramático nas iniciativas de desenvolvimento de produtos relacionados a invenções. Os processadores de lácteos estavam mudando sua atenção para produzir o máximo possível de seus produtos existentes.
“Assim como vemos em outros setores verticais da indústria de processamento de alimentos, houve apenas uma tentativa total de manter seus produtos existentes nas prateleiras, já que os consumidores estavam realmente comendo muito em casa”, disse Hellmer. “E assim a P&D recuou em algumas dessas áreas verdadeiramente importantes de inovação e invenção. Agora, à medida que os impactos da pandemia nos negócios diminuíram, à medida que os processadores olham para o próximo ano, a atividade no desenvolvimento de produtos está voltando a acelerar”.
Imagem: Sosland Publishing
Foco na redução de custos
Apesar de um alívio das pressões relacionadas à pandemia, 49% dos participantes da pesquisa citam a economia de custos como o principal motivo pelo qual há um foco menor na inovação de novos produtos nos próximos 12 a 18 meses. Pouco menos de 20% dos participantes também citaram pressões inflacionárias. “O compromisso da indústria com a redução de custos é mais forte do que nunca nos últimos quatro anos”, disse Hellmer. “Esse é o principal fator para manter esse foco, para não voltar a todo vapor para a invenção ou inovação.”
Além disso, aproximadamente três em cada 10 profissionais relataram que suas empresas são desafiadas na área de desenvolvimento de produtos, pois está ligada a desafios como falta de mão de obra ou capacidade limitada e com menos recursos internos de P&D, o que afetará a capacidade da empresa de desenvolver produtos.
No que diz respeito a onde os processadores de lácteos estão procurando colocar sua atenção no desenvolvimento de produtos no próximo ano, Hellmer disse que ainda estará de olho na economia de custos e na racionalização do fornecedor e também em iniciativas voltadas para inovação e formulação.
“Acho que é isso que este estudo está nos dizendo”, disse Hellmer. “Pré-pandemia, o foco principal do desenvolvimento de produtos estava na inovação, na invenção, e agora é na economia de custos, na racionalização do fornecedor e, em seguida, com outro olhar para a invenção e a formulação. Portanto, é um mundo diferente agora no desenvolvimento de produtos, pelo menos no próximo ano.”
Imagem: Sosland Publishing
As informações são do Dairy Processing, adaptadas pela equipe MilkPoint.