ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Probiótico aumenta a produção de leite e reduz doenças reprodutivas em vacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2023

2 MIN DE LEITURA

2
6

Um produto probiótico, que está em produção há 10 anos e agora está sendo comercializado nos EUA,  é "o primeiro de seu tipo" a ter benefícios generalizados para as vacas, como reduzir a inflamação que causa claudicação e prevenir problemas de saúde reprodutiva.

Ele foi desenvolvido pela Universidade de Alberta, no Canadá e é projetado para manter o trato reprodutivo do animal saudável e protegê-lo contra infecções.

A pesquisa realizada pelo professor Burim Ametaj, da Faculdade de Ciências Agrícolas, Biológicas e Ambientais da Universidade no Canadá, mostrou que houve benefícios para as vacas leiteiras antes e depois do parto.

Por exemplo, o probiótico contribuiu para uma redução de 50% nas infecções uterinas pós-parto; reduziu a taxa de febre do leite pela metade e reduziu a inflamação que normalmente leva à claudicação. Os bezerros também apresentaram maior peso e melhor imunidade quatro semanas após o nascimento.

Além disso, as vacas que receberam o probiótico durante os ensaios aumentaram sua produção de leite em 4-6L por dia nos primeiros 50 dias após o parto.

Como o probiótico é um produto natural, pode ser usado como medicamento preventivo em vez de administrar antibióticos.

“Geralmente, os benefícios para os animais são positivos em todos os aspectos”, disse Ametaj. “Os resultados científicos são surpreendentes em termos de redução proativa de várias doenças importantes relacionadas à reprodução no gado leiteiro. A presença de mais bactérias boas ajuda a prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde reprodutiva”.

O probiótico é extraído de três cepas bacterianas encontradas no trato reprodutivo de vacas saudáveis. Ele funciona fornecendo bactérias benéficas ao microbioma. E embora os probióticos estejam prontamente disponíveis para os produtores como aditivos alimentares, os pesquisadores dizem que, devido à complexidade do rúmen da vaca, há muitas variáveis em jogo.

“Você tem mais controle ao lidar com o sistema reprodutivo, e mantê-lo equilibrado e saudável é uma abordagem muito diferente”, explicou o produtor de leite Jeff Nonay, de Alberta, cujo rebanho esteve envolvido na pesquisa. Nonay também notou uma ligação entre o probiótico e uma maior qualidade e quantidade de colostro.

O produto preventivo foi testado em campo em cerca de 4.000 vacas leiteiras nos EUA e as vendas em pequena escala já começaram lá. Planos estão em andamento para disponibilizar o produto aos produtores canadenses dentro de dois anos.

A pesquisa foi financiada pela Alberta Milk e pela antiga Alberta Livestock and Meat Agency.

“As bactérias são um dos principais contribuintes para muitas doenças animais e agora mostramos que o uso de probióticos é uma excelente maneira de tratar doenças”, concluiu Ametaj.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS GIOVANI MATOSO

CURVELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/04/2023

De excelente qualidade, como produtor de leite toda a tecnologia tem que estar a nosso favor e, o futuro da produção se dará em uso de grandes estudos de setores parceiros pois, hoje já temos vacas com produção altíssima, onde são exploradas no seu limite, deixando-as susceptível as doenças e o uso de bactérias benignas, principalmente na complexidade do rumem, nos trás um alento para que assim possamos nos sentir menos culpados por explorá-las ao máximo. As vacas de hoje. para que possamos ter lucro nesta atividade há necessidade de colocá-las sem em desafio e estes estudos são sempre bem vindos à nossa atividade, parabéns pela publicação deste artigo, só esperamos que esta tecnologia esteja disponível aqui o mais rápido possível. Atenciosamente,
MARCOS GIOVANI MATOSO
HELTONJ JUNIOR

MACHADINHO D'OESTE - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/04/2023

Grande noricia para nois produtores de leite! Em quantos anos chegara ao Brasil!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures