O secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, apelou, ontem em Ponta Delgada - Portugal, à contenção dos agricultores na produção de leite, para que não sejam excedidas as cotas atribuídas.
O governante, que falava aos jornalistas no final de uma reunião, que contou com a presença das associações representativas dos produtores e dos responsáveis pelas indústrias de laticínios, justificou o apelo com a necessidade de evitar o pagamento de imposições suplementares, por parte dos agricultores, que possam advir do excesso de produção.
Para tanto, adiantou Noé Rodrigues, importa fazer "um acompanhamento muito apertado da produção leiteira na região", avaliando os níveis de produção e mantendo-os dentro dos limites que foram atribuídos aos Açores.
Disse, também, que o aumento, verificado até outubro, de 0,9% da produção, ainda cabe dentro dos limites da cota açoriana, mas insistiu no respeito pelos valores atribuídos a cada produtor regional, sob pena de serem obrigados a pagar imposições suplementares.
Em relação às negociações que decorrem entre associações de produtores e as indústrias de laticínios, sobre o preço do leite pago ao produtor, Noé Rodrigues confirmou a existência de várias propostas da indústria, adiantando, todavia, que a intenção de mexer no preço base do leite "não é acompanhada de uma fundamentação muito clara e objetiva, para o comprador que em meados deste ano procedeu a um aumento do preço do leite".
O titular da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas acredita, por isso, que, a haver alguma alteração no preço ao produtor, essa será efetuada nos "bônus que foram atribuídos aos produtores em 2005 e não no preço base do leite".
Fonte: Acores.Net, adaptado por Equipe MilkPoint
Portugal: governo quer evitar excedente de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.