Toda mudança, por menor que seja, carrega receios e questionamentos. Abandonar a zona de conforto é difícil. Inovar nossa forma de pensar e agir requer sabermos onde devemos atuar e como podemos chegar ao nosso objetivo. É inquestionável que inovações trazem grandes mudanças, e mudanças são direcionadoras do futuro.
Em todas as áreas, ao longo da história, ocorrem inovações que mudaram o cotidiano e moldaram o mundo como conhecemos hoje. Na indústria de alimentos, não foi diferente. É possível observar mudanças relacionadas à aquisição de matéria-prima, processamento, controle de qualidade, logística, bem como inovações relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos.
Neste contexto, em um mundo de grandes transformações, como o de alimentos, discutir inovações é fundamental. É preciso inovar? Onde é possível encontrar oportunidades? As inovações de hoje atenderão aos consumidores e as demandas futuras? Além há espaço para inovações? Por fim: por que e como inovar em um mundo de mudanças?
Inúmeros são os questionamentos, e para buscar respostas e debater mais sobre o assunto, o Dairy Vision 2021 contará com um painel exclusivo sobre inovações em alimentos e lácteos.
Desde 2015, o Dairy Vision reúne os principais profissionais do setor para discutir tendências, cenários, desafios, negócios e comportamentos de consumo. O evento chega a sua 7ª edição, com 30 palestras, ministradas por speakers de 11 países, distribuídas em 5 painéis temáticos entre os dias 17, 18, 23 e 24 de novembro.
Confira a programação e palestrantes do segundo painel sobre inovações que ocorrerá no dia 18 de novembro:
A transformação digital e a inovação aberta na Nestlé, Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability na Nestlé
A tecnologia e a inovação são importantes ferramentas que podem ser utilizadas para entender a atender o consumidor do futuro, bem como as demandas atuais.
Um dos grandes cases de sucesso que investe nessa frente para a diversificação e ampliação de portfólio para ir ao encontro dos comportamentos de consumo é a companhia multinacional, Nestlé.
Para isso, a empresa apostou na inovação aberta com instituições públicas, universidades, startups e centros de pesquisa. Outra ação realizada pela companhia é o engajamento e envolvimento dos próprios colaboradores na criação de novos projetos, como o Chocobot, que permite os clientes montarem sua caixa de bombom personalizada.
Para explorar a transformação digital e a inovação aberta na Nestlé, Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability na Nestlé Brasil, abordará o tema em sua palestra no Dairy Vision 2021.
Desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos com base no consumidor: uma mudança de paradigmas, Sebastiano Porretta, Pesquisador na SSICA
Na era do protagonismo do consumidor, seus comportamentos são um dos principais direcionadores de inovações e desenvolvimento de novos produtos.
Mas, qual a melhor maneira de desenvolver um novo produto que atenda todas as expectativas dos consumidores? É possível saber exatamente o que eles pensam? O que querem? O que gostam e não gostam? Existe como desvendar a mente consumidora? Como mudar paradigmas?
Sebastiano Porretta, Pesquisador na SSICA, abordará em sua palestra no Dairy 2021 a mudança de paradigmas no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. O que é Mind Genomics? Como mapear mentalidades para desenvolver produtos? Trataremos sobre nesta palestra!
Viabilizando um sistema alimentar sustentável, Rune Joergensen, Chr. Hansen
A indústria alimentícia, além de garantir a crescente demanda mundial por alimentos, também enfrenta outro grande desafio: produzir alimentos de maneira sustentável.
Mas, como viabilizar um sistema alimentar saudável? É possível? Por onde as indústrias podem começar? Quais são os desafios? Como contorná-los?
É exatamente esse assunto que Rune Joergensen, Chr. Hansen, abordará em sua palestra no Dairy Vision 2021, no segundo painel do evento.
Por que e como as empresas tradicionais precisam mudar a forma de inovar? O exemplo de AB InBev, Bruno Stefani, Diretor Global de Inovação na AB InBev
Inovações na maioria das vezes são mais comuns em empresas novas e que não apresentam uma forte pegada tradicional. Mas, isso não corresponde a dizer que empresas e indústrias tradicionais não inovam em seu portfólio e/ou processos.
Vale salientar que inovações em produtos alimentícios e bebidas também englobam a gourmetização, bem como opções artesanais oferecidas aos consumidores, como, por exemplo, o boom no mercado de cervejas artesanais.
Seria essa uma saída para inovações em empresas lácteas e de alimentos tradicionais? O que podemos aprender com o processo de inovação da AB InBev, empresa multinacional de bebidas e cervejas formada em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev?
Para debatermos sobre o assunto, Bruno Stefani, Diretor Global de Inovação na AB InBev, abordará essa temática no Dairy Vision 2021.
O segundo painel do Dairy Vision 2021 realmente trará um novo mindset e oportunidades de inovações na indústria láctea e de alimentos. Ainda não fez a sua inscrição? Não perca mais tempo! Clique aqui e faça agora. Aproveite para conferir também a programação completa no site. Dairy Vision 2021: o evento que te ajuda a enxergar as oportunidades em um mundo desafiador e incerto.