ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Podemos melhorar o colostro por meio da nutrição da vaca?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/01/2024

3 MIN DE LEITURA

0
3

Existe uma maneira de remodelar a “fábrica de colostro” para aumentar a qualidade desse elixir mágico e/ou produzir mais? Dois artigos recentes no Journal of Dairy Science exploraram as conexões entre a nutrição das matrizes e os resultados do colostro.

O primeiro, publicado na edição de maio de 2023 da revista, foi uma revisão feita por pesquisadores irlandeses de estudos anteriores relacionados à nutrição materna e à produção e qualidade do colostro. Sua análise mostrou uma mistura de resultados.

Alguns estudos comprovaram uma correlação positiva entre vários fatores de nutrição da mãe, como alterações no escore de condição corporal (ECC) e proteína bruta (PB) da dieta na colostrogênese e/ou no conteúdo de IgG. Entretanto, outros estudos não mostraram efeitos ou mostraram efeitos opostos dos mesmos fatores.

Dois resultados promissores que apareceram em sua revisão foram:

1) O fornecimento de aminoácidos protegidos na ruminação para vacas de corte mostrou que as dietas com lisina e metionina protegidas aumentaram o conteúdo de proteína total do colostro (unidades Brix), proteína total e IgG no soro do bezerro (0-7 dias) e ganho médio diário (ADG) antes do desmame.

2) Em um estudo, o fornecimento de mananoligossacarídeo (MOS) para vacas em lactação aumentou a produção de colostro (mas não a qualidade ou os resultados do bezerro). Em outro, melhorou os títulos de anticorpos contra rotavírus derivados do colostro do bezerro em resposta à vacinação materna.

Em termos de composição da ração e impactos do escore de condição corporal sobre o colostro, os pesquisadores irlandeses observaram que o "princípio de Cachinhos Dourados" se aplicava, no sentido de que os melhores resultados do colostro resultavam de rações que eram "perfeitas" - nem demais e nem de menos.  "Em geral, a capacidade de alterar significativamente a produção ou a qualidade do colostro por meio da dieta é limitada quando as necessidades de energia metabolizável e de proteína da vaca são atendidas, mas não deixam de ser atendidas ou são excedidas", observaram.

O segundo artigo, publicado na edição de julho de 2023 da revista, compartilhou os resultados de um projeto de vigilância entre rebanhos leiteiros de Nova York realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell. Seu objetivo era identificar indicadores metabólicos pré-parto e estratégias de nutrição em nível de fazenda associadas à produção e à qualidade do colostro (medida por Brix %).

O estudo incluiu 19 fazendas leiteiras comerciais de Nova York, com uma variação de 600 a 4.600 vacas. As amostras de ração das dietas pré-parto foram analisadas quanto à composição química e ao tamanho das partículas. As amostras de soro sanguíneo pré-parto foram avaliadas quanto às concentrações de glicose e de ácidos graxos não esterificados (NEFA). O sangue total das vacas no pós-parto foi analisado quanto à prevalência de hipercetonemia no rebanho.

Os dados resultantes também foram estratificados por paridade - vacas primíparas (de primeira cria) versus matrizes multíparas. Assim como na avaliação irlandesa, os resultados desse estudo foram mistos - nesse caso, entre paridades - e produziram poucas recomendações simples e "gerais".

Uma área de consistência entre as paridades foi que a maior produção de colostro para vacas primíparas e multíparas estava associada a amido moderado (18,6-22,5% da matéria seca) e a uma prevalência moderada de hipercetonemia no rebanho (10,1-15,0%).

Os dois grupos de paridade também mostraram que a maior porcentagem de Brix do colostro estava associada a uma baixa fibra em detergente neutro (FDN) pré-parto (<39% da matéria seca) e a uma alta proporção da dieta com partículas de comprimento >19 mm.

Os autores do estudo de Cornell concluíram que, em vez de diretrizes rígidas, seus resultados fornecem variáveis pré-parto a serem consideradas na solução de problemas de produção e qualidade do colostro nas fazendas.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures