Por causa da Covid-19, os tradicionais "dias de campo" foram, temporariamente, interrompidos nos campos experimentais da Embrapa Gado de Leite, mas o produtor continua tendo acesso às pesquisas geradas pela instituição. Pesquisadores estão se aliando às novas tecnologias, que permitem o contato remoto com o setor produtivo. Uma dessas tecnologias é o podcast: informações disponibilizadas em formato de áudio, semelhante ao rádio, mas que fica disponível para o ouvinte a qualquer hora.
A série de podcasts da Embrapa Gado de Leite se chama "Milkcast" e pode ser acessada no Spotify ou no site da instituição (também estão disponíveis no Youtube da Embrapa Gado de Leite e na Repileite). Segundo o chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, esse canal de comunicação com o produtor é abastecido com as demandas do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que recebe perguntas de produtores de todo o país. "Também utilizamos temas de palestras e novas tecnologias geradas para produzir os áudios, muitos deles feitos em forma de entrevista com pesquisadores", diz.
A analista Eliane Hayami, umas das produtoras do material, informa que já existem 25 áudios disponíveis, tratando dos mais variados temas (veja a lista no final desta matéria), "O podcast procura dar um sentido prático à tecnologia apresentada", diz a analista. Os temas disponibilizados são perenes, e podem ser acompanhados em qualquer momento.
A instituição, que já conta com uma plataforma de EAD (Ensino à Distância), está agora trabalhando na produção de videocast (informações disponibilizadas em formato de vídeo). "A pandemia de Covid-19 tem nos ensinado novas formas de trabalhar e entregar para a sociedade o resultado das pesquisas que desenvolvemos", afirma Carvalho. "Acreditamos que muita coisa irá mudar nas relações humanas e a principal delas será a migração para o universo digital", conclui.
Temas disponíveis no Milkcast:
Boas praticas agropecuárias, Queijo artesanal, Silagem de Milho, Pastejo rotacionado (1 e 2) O leite no sistema ILPF, Melhoramento de forrageiras, Cigarrinhas das pastagens (1 e 2), Queijo artesanal de Alagoa Leite A2A2, Genômica, Alimento funcional, ILPF, Taxa de prenhez, Eficiência reprodutiva, Conjuntura do Leite (1 e 2), Redução de CBT no leite, Silagem de Capim, IN 76 e IN 77, Melhoramento genético, BRS Capiaçu, Leite 4.0, Ideas for Milk.
As informações são da Embrapa.