ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pecuária de baixa emissão de carbono é debatida na Embrapa Gado de Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Embrapa Gado de Leite sediou na última semana o “Fórum de discussão – Pecuária de Baixa Emissão de Carbono”. O evento foi destinado a pesquisadores, técnicos e estudantes e teve como objetivo levar informações sobre tecnologias de custo acessível para serem implementadas na pecuária de leite e de corte.
 
O Fórum apresentou os resultados das pesquisas realizadas pelo projeto “Pecuária de baixa emissão de carbono: geração de valor na produção intensiva de leite”. Segundo o pesquisador Marcelo Otenio, que coordenou o evento pela Embrapa, o projeto visa avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos. Tal demanda é preconizada no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
O projeto focou na produção intensiva de leite e carne, como os sistemas de confinamento de gado, onde os dejetos gerados são o principal problema. O consultor do MAPA, Cleandro Pazianto Dias, argumentou que, embora os sistemas intensivos sejam grandes produtores de dejetos, eles permitem soluções efetivas de descarte e tratamento.
 
“Sistemas confinados permitem coletar 100% dos dejetos, reduzindo o passivo ambiental e gerando renda para o produtor”, diz o também consultor do MAPA, Fabiano Coser. Isso pode ser conseguido, por exemplo, por meio da conversão do estrume bovino em biofertilizantes, biogás e energia elétrica. Novos modelos de sistemas confinado como o Compost Barn, são também alternativas sustentáveis para o meio ambiente. Segundo os especialistas, o Compost Barn emite menos metano, um importante gás causador do efeito estufa e do aquecimento global.
 
Perguntando por esta reportagem se os sistemas confinados são mais sustentáveis do que a pecuária a pasto, bastante utilizada no Brasil, os especialistas disseram que ambos os sistemas podem ser sustentáveis. Nos sistemas de confinamento, no entanto, é possível realizar total controle sobre os resíduos. Além disso, o alto potencial genético dos animais torna o sistema mais eficiente pois o custo ambiental de uma vaca que produz mais leite é menor comparada à vaca de menor produção.
 
O projeto “Pecuária de baixa emissão de carbono: geração de valor na produção intensiva de leite” é uma iniciativa do MAPA em parceria como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o apoio da Embrapa. Os pesquisadores do projeto visitaram dezenas de propriedades, identificando tecnologias passíveis de serem aplicadas no Brasil. Os resultados são relatados em “fóruns” como o que ocorreu na Embrapa Gado de Leite. Já foram realizados 25 fóruns em diversas regiões do país. Os resultados também estão publicados em cartilhas e podem ser acessados no site do MAPA (https://www.agricultura.gov.br).
 
As informações são da Embrapa Gado de Leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures