ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: pavilhão na Expointer tem entrega de selos Arte e da Agricultura Familiar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta última quinta-feira (29) do lançamento do Selo Arte no Rio Grande do Sul. Durante a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar na 42ª Expointer, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, assinou uma instrução normativa que estabelece a concessão do selo para o queijo serrano seguindo as normas do que determina o decreto que criou o selo.

Com isso, o produto será o primeiro do estado a ter a identificação de artesanal e poderá ser vendido para todo o país. Tereza Cristina comemorou a novidade e reafirmou o compromisso em “continuar trabalhando cada vez mais para que os produtores possam também exportar esses produtos maravilhosos feitos na zona rural”.

Já para o governador do estado, Eduardo Leite, o selo vai dar a possibilidade de incrementar as vendas com desburocratização para os pequenos produtores.

Com o Selo Arte, a estimativa é que somente na área de queijos artesanais, cerca de 170 mil produtores sejam beneficiados. Minas Gerais foi a primeira unidade da federação a começar a emitir o selo, no começo de agosto.

Pronaf

Tereza Cristina também acompanhou a assinatura dos primeiros contratos de construção e reformas de casas entre o Banco do Brasil e beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Dois produtores foram favorecidos com a nova linha de empréstimos da instituição: Vanderlei Sodré Batista, de São Luiz Gonzaga (RS), e Jane Maria Cerutti de Castro, da cidade Tupanciretã (RS).

“É o primeiro de muitos contratos que virão em apoio à moradia do pequeno produtor rural”, afirmou o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

Jane Maria festejou o empréstimo e afirmou que ele chega em um bom momento: “vou poder reformar a garagem e a cozinha da minha casa que foram destruídas pela chuva há mais de dois anos”.

Essa foi uma das grandes novidades no Plano Safra 2019/2020 para a agricultura familiar. Pela linha do Pronaf Habitação, os produtores podem adquirir empréstimos com juros de 4,6% ao ano, carência de três anos e até 10 anos para pagar.  Serão destinados R$ 500 milhões a essa finalidade. A estimativa é que sejam construídas até 10 mil casas para os agricultores.

“Foi um ganho enorme do Pronaf para que a pequena agricultura, aqueles que estão lá no campo possam, além de construir, utilizar para a reforma de suas moradias. Todo mundo precisa ter conforto e dignidade, principalmente aqueles que estão na zona rural”, destacou a ministra.

 Selo Nacional da Agricultura Familiar

Ao lado do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, a ministra entregou três selos da Agricultura Familiar para expositores da 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer.

“Foi ótimo receber esse selo. Com ele, nosso produto fica bem visto e o consumidor sabe que não está caindo em uma fria”, afirmou Terezinha Domareska, produtora de geleias, após receber a certificação das mãos da ministra.

O Selo da Agricultura Familiar identifica a origem e as características dos produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil e tem como finalidade promover o fortalecimento da identidade social do segmento perante os consumidores e a população

Embrapa

Ainda no Pavilhão da Agricultura Familiar, a Embrapa lançou o programa “Leite Seguro: Segurança, Qualidade e Integridade de Leite e Produtos Lácteos Sul Brasileiros para Alimentação Saudável e Proteção ao Consumidor”. O projeto obteve financiamento de R$ 30,5 milhões, por meio de processo seletivo competitivo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele permitirá, inicialmente, avanços estratégicos para a região Sul, maior produtora de leite do país.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures